quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Borussia Dortmund vence Real Madri e complica o Manchester City

O Borussia Dortmund obteve uma excelente vitória, hoje, contra o Real Madri e complicou de vez a situação do Manchester City neste grupo da morte.
Como é gostoso ver 2 times que sabem jogar bola, que têm jogadores habilidosos e que sabem cumprir suas funções taticamente em campo, não?

Confesso que eu esperava um jogo mais veloz, mas é que o Mourinho armou o Real Madri justamente para tirar a velocidade do jogo alemão.

Fica aqui a dica, por diversas vezes eu coloco posts falando que não é preciso escalar um zagueiro de origem na zaga já que pode-se colocar um volante para fazer a função, por exemplo. O mesmo vale para as laterais quando se coloca um jogador de meio de campo para ocupar o setor.
Na partida de hoje, Mourinho optou por colocar o volante Essien na lateral esquerda. O jogador foi bem, não com a mesma qualidade ofensiva do titular da posição Marcelo, mas com ótima disposição defensiva ajudando demais no combate da intermediária (à frente da sua área). Com essa formação, o time ganhou mais consistência defensiva na lateral conseguindo anular uma das principais jogadas do time alemão pelo setor.

São essas variações táticas e técnicas que cobro dos treinadores brasileiros. A feita hoje pelo Mourinho é apenas um exemplo.
O técnico português armou o Real para marcar forte no meio de campo sem dar espaços e pressionando a saída de bola do adversário.

O Borussia se enrolou um pouco no início, devido à forte pressão adversária, mas soube se impor com Mário Goetze e Reus se movimentando demais no meio de campo e na frente.


Para quem ainda tem dúvidas da evolução tática do futebol e ainda fica acreditando nas besteiras que a TV aberta vive falando sobre o equilíbrio e a emoção dos nossos campeonatos, é bom tentar assistir ao VT deste jogo. Não só desse, tentem assistir Shaktar Donetsk x Chelsea, Manchester United x Braga também, já que são confrontos de "gigantes" contra "pequenos" e notem o sufoco que os pequenos deram nos grandes.

O futebol mudou, evoluiu e hoje não se admite mais times que não saibam se posicionar em campo e jogadores que não sabem onde ficar, nem para onde correr e nem o que fazer com a bola.

O Borussia não é Bicampeão Alemão à toa. O Real Madri não é campeão espanhol, com sobras, à toa.


Com a vitória, o Borussia assumiu a liderança do grupo deixando o Real Madri em 2º. O Manchester City, com a derrota para o Ajax, está em último e em situação muito delicada, quase eliminado.
Eu bem que avisei que o Mancini é um técnico fraco. Não me ouviram, agora, estão pagando o preço de ter um elenco caríssimo com um treinador fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário