quinta-feira, 28 de junho de 2012

Será o fim do Futebol Arte?

Esse ano está todo virado do avesso.


O Chelsea venceu o Barcelona e o Bayern de Munique na Champions se tornando campeão da competição, o Real Madri ganhou o Campeonato Espanhol, a Universidad do Chile (La U) e o Santos foram eliminados na Libertadores por Boca Juniors e Corinthians e a Alemanha foi eliminada pela Itália.


O que os vencedores têm em comum?


Todos jogam um futebol mais de força que de técnica. Priorizam a marcação ao futebol habilidoso e bonito.


Isso é errado? Claro que não, mas que é mais chato de se ver, isso sem dúvida que é.


Pelo jeito que as coisas andam, corremos um sério risco de voltarmos àquela época dos anos 90 que era comum os times adotarem táticas extremamente defensivas com a utilização do líbero, 3 homens na defesa, 5 no meio de campo e só 1 atacante na frente. A Copa de 90 foi uma das mais chatas por conta deste pragmatismo, desse "defensivismo", dessa burocracia tática.


Repito, não sou contra quem usa esquemas mais "pesados" de jogo e cada um usa melhor as armas que tem em mãos. Se está dando certo, por que mexer não é verdade?


Só acho que é muito mais gostoso ver equipes tocando bem a bola, tentando um drible, uma tabelinha, uma triangulação, uma jogada em velocidade, uma jogada de efeito. Gosto é gosto e não se discute.


A Espanha é o último representante do futebol "arte" e jogará a final da Eurocopa contra a tradicionalíssima Itália.
É impressionante como a camisa italiana é pesada, não é mesmo?


Eles foram para a Eurocopa com mais uma denúncia de corrupção no seu futebol, tendo seu goleiro (Buffon) ligado ao escândalo e o time cheio de desconfiança em sua capacidade técnica. E não é que a Itália foi avançando de fase, derrubando alguns favoritos e está firme e forte na final eliminando com propriedade a favoritíssima Alemanha?


Não me surpreenderia se vencessem a Espanha na decisão e, para mim, seria a rendenção do futebol "força", do futebol "pegado", marcado e tático.


Se isso acontecer realmente, será que vamos voltar a ter aquelas velhas e bobas discussões sobre qual estilo é melhor e mais vencedor?
Será que vamos voltar a falar que jogador de futebol bom é aquele que dá carrinho e vibra com a torcida?


Vamos ver e aguardar. Só torço para que o futebol arte prevaleça, seja qual for o vencedor.

2 comentários:

  1. a italia sempre foi um time com esquema defensivo muito forte, mas vale ressaltar que nessa eurocopa, eles vem atacando bastante e valorizando a posse de bola, o jogo contra inglaterra mostra bem isso, teve a maior posse de bola da euro naquele jogo, mais de 60%, e deram cerca de 30 finalizações pro gol dos ingleses, entao nao é bem um time so defensivo como foi o chelsea contra o barça e tem sido o corinthians aqui no Brasil.
    o tecnico italiano conseguiu montar um time que se defende extremamente bem mas sabe atacar muito bem tambem, com o pirlo e o montolivo armando as jogadas com muita classe.
    ja ate havia comentado em outro post seu, que eu botava a italia como favorita ao titulo, porque tinha a base da juventus, e a juve ganhou invicta o italiano, entao, ganhar da italia seria algo muito dificil e ninguem conseguiu ate agora.
    e hoje, a alemanha escapou de uma goleada, justamente pelo poder de ataque e contra ataque que a italia tem, e nao houve goleada, por detalhes, por exemplo, do di natale perdendo gol que nao costuma perder, o balzareti fez um gol que foi anulado acertadamente, mas poderia muito bem sair o gol se ele nao se antecipasse naquele momento, fora o marchisio que perdeu gol claro tambem.
    e contra a espanha, nao vejo favorito, quem ganhar ali vai ser merecedor, foram as duas seleçoes que melhor jogaram essa euro juntos com a alemanha, e promete ser um jogão de bola, eu como tenho minhas raizes italianas, estarei torcendo muito pra que de italia.

    e repito aqui a frase estampada nas costas da nova camiseta da juve.

    "VINCERE NON É IMPORTANTE, É L'UNICA COSA CHE CONTA" - Giampiero Boniperti

    abs. rex

    ResponderExcluir
  2. Rex,

    Eu me lembro do que vc disse e realmente vc estava certo.

    Só não acho que a Itália seja um time que ataca muito. Na verdade, acho que ela é tão bem montada para os contra-ataques que é isso que faz a diferença.

    Veja que a sua base é a Juventus (como vc mesmo disse) e a Juve não é um time ofensivo. É um time compacto, que marca forte e sai em velocidade nos contra-ataques.

    Concordo também que, ontem, era para ter sido uma goleada. A Itália perdeu uns 3 ou 4 gols imperdíveis.

    Acho que contra a Espanha, pela sua tradição e camisa, a Itália leva um ligeiro favoritismo, mas nada que possa pesar na partida.
    Agora, que deve ser um jogão, isso deve ser.....

    Abraços!!!

    ResponderExcluir