terça-feira, 5 de junho de 2012

Não acredito em medalha para o Basquete Masculino Brasileiro

Tenho assistido diariamente às finais da NBA tanto do Leste quanto do Oeste e não dá para comparar força física, habilidade, técnica, velocidade e tática de jogo dos times americanos com as do basquete brasileiro.


Por mais patriota que podemos ser, temos que ser frios nas análises.


OS EUA, Espanha, França, Iugoslávia, Sérvia, Croácia, Rússia, Lituânia, Argentina, por exemplo, estão em um patamar acima do Brasil.


Os armadores são melhores, mais altos e mais fortes e os pivôs fazem jogo de força e têm mais massa muscular que os nossos. Para se ter uma ideia do que falo, o Thiago Splitter fica pequeno perto dos brutamontes adversários. Ele, na verdade, atua mais como ala-pivô que como pivô mesmo enfiado no garrafão.


Se conseguirmos ficar em 5º na Olimpíada, na minha opinião, pode comemorar como se fosse ouro. 


Não há treinador (e o Magnano é muito bom mesmo) que faça milagre. O Basquete é um jogo onde o físico faz a diferença, seja na altura seja na força muscular.


Eu fico aqui pensando se o Marcelinho Machado conseguiria fazer uma cesta com um Lebron James marcando-o. Enquanto o brasileiro mede aproximadamente 1,90m (chutando alto) e pesa uns 85 Kg, o americano mede 2,04m e é um "armário" pesando mais de 100 Kg fácil. 


E olhem que nem toquei no assunto de defesa. Dá para comparar a marcação homem a homem feitas pelos jogadores da NBA com a das outras ligas do mundo?
Desculpem-me quem não concorda comigo, mas a agressividade e a capacidade de roubo de bola desses jogadores são insuperáveis.


Posso até estar errado, mas se só olharmos os jogadores que disputaram os palyoffs da NBA, não consigo ver um jogador brasileiro sequer fazendo frente a algum deles. 
Ou será que tem alguém melhor (ou do mesmo nível) que Dirk Novitsky, Tim Duncan, Tony Parker, Kevin Durant, LeBron James, Paul Pierce, Kevin Garnett, Cris Bosh, Sergi Ibaka, Cris Paul, Kobe Briant? Só para citar alguns mais conhecidos.....


Alguém pode vir aqui e falar que o basquete é um jogo extremamente coletivo e que prevalece mais quem tem uma defesa sólida, tudo bem, concordo, mas a defesa brasileira é sólida a ponto de parar alguns destes jogadores acima citados? Tem certeza?


Repito aqui o que disse acima, se chegarmos em 5º, podem comemorar como se fosse título. O nosso basquete está muito aquém do alto nível ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário