segunda-feira, 11 de junho de 2012

Resumo da 1ª rodada da Eurocopa 2012

Encerrada a 1ª rodada da fase de grupos da Eurocopa 2012 algumas seleções chamaram a atenção não pelo resultado, mas pela postura dentro de campo.


Holanda e Portugal, por exemplo, curiosamente perderam seus jogos, mas arrisco a dizer que foram melhores que Dinamarca e Alemanha.

A Holanda foi bem melhor que a Dinamarca e só não obteve resultado diferente por que o Robben quis ser a estrela do show e exagerou no individualismo. Ele teve umas 3 chances de passar a bola para um jogador melhor posicionado e preferiu o chute....
O confronto com a Alemanha deve ser decisivo e para vencê-lo, será preciso calibrar melhor o pé e/ou alguém dar uma chacoalhada no Robben para que ele não perca tantas chances quanto as que perdeu nesse jogo.

Já Portugal, enfrentou de igual para igual a Alemanha. Claro que a equipe é limitada, mas Cristiano Ronaldo e Nani conseguiram criar boas chances só que pecaram demais nas finalizações para sua seleção e isso custou-lhes caro.
Gostei da postura defensiva com uma marcação bastante sólida. Diferentemente do que eu havia escrito aqui no blog, a seleção portuguesa teve postura vencedora em campo, perdeu o jogo, é verdade, mas como disse acima, o que importa é mostrar que tem recursos (e postura) para sair das adversidades. Vamos ver se a seleção mantém a mesma pegada no próximo jogo.

Gostei muito da Rússia que ganhou fácil da República Checa impondo muita velocidade ao jogo e o tempo todo muito bem postada em campo. Times rápidos com jogadores que sabem jogar sem a bola são difíceis de serem batidos. Olho na Rússia.

França e Inglaterra fizeram um bom jogo, mas a Inglaterra mostrou que ainda carece das suas estrelas. É ruim ver uma seleção que tem enorme potencial sofrer nos jogos por falta de recursos por conta dos desfalques. As defesas das 2 seleções são muito fortes, o problema é que a França tem banco em nível muito parecido aos titulares e a Inglaterra não. 
Como a Ucrânia venceu sua partida de estreia e joga em casa, acho que dificilmente as 2 seleções passam. Uma deve ficar pelo caminho dando a vaga para a Ucrânia.
É impressionante como faz gol esse Shevchenko, não? Hoje, só fez 2 na vitória contra a Suécia......

Quem também me chamou a atenção foi a seleção da Itália. A forte marcação (tradicional do país), a disposição dos jogadores e a vontade de vencer a partida afloraram demais no confronto com a Espanha.
Confesso que eu achava que a equipe iria se abater devido aos escândalos de corrupção de esquema de resultados no país (mais um, diga-se de passagem), mas pelo contrário, a equipe se portou com mais brio e com mais fome de bola.
Esta postura tática foi determinante para o resultado já que a Itália se posicionou mais concentrada na defesa buscando os contra-ataques com seus atacantes. Balotelli já havia perdido um gol incrível antes do marcado pelo Di Natale, acontece, é coisa do futebol, mas que esse empate frente à Espanha (que me decepcionou nesta partida) teve um gosto amargo.....
As 2 seleções só dependem delas para se classificar, o problema é que a Croácia venceu seu jogo frente à Irlanda e mostrou bom futebol também. Bom toque de bola, jogadas ofensivas treinadas, defesa firme..... Não se assustem se alguma das favoritas ficar pelo caminho neste grupo também.

Enfim, o nível técnico da competição está bom com várias seleções apresentando bom futebol e bom planejamento tático.
Como é bom ver jogo de alto nível e em ótimos estádios, não é mesmo?

A dúvida que fico assistindo a tudo isso é: 
Quanto custou para os países sedes para construírem esses estádios e fazerem toda a sua infraestrutura para o evento?
Será que o mesmo que está custando a Copa e a Olimpíada para o Brasil?
Duvido......

Nenhum comentário:

Postar um comentário