domingo, 3 de junho de 2012

O Mano Menezes não estava no caminho certo?

Engraçado, bastou o Brasil ganhar 2 partidas seguidas para se ver uma certa euforia na imprensa esportiva.

Eu ouvi de tudo nesses últimos dias. 
Ouvi que o Mano Menezes tinha encontrado uma forma legal de jogar, que agora a seleção tinha padrão de jogo definido, que a equipe estava encorpada e por aí vai.

Tudo conversa fiada.

Não sei se vocês notaram, mas eu fui bem contido nos comentários referentes à última vitória brasileira, justamente por que eu vi o óbvio: a seleção brasileira ganhou de 2 equipes fracas, ponto.

Não foram vitórias que causassem minha alegria ou minha simpatia pela tática e pelos jogadores.

Goleamos os EUA (no jogo anterior), mas o Rafael pegou tudo no 2º tempo. Muito dos méritos da goleada se devem ao goleiro. 
Se o time adversário cria chances claras de gol e o seu goleiro sai como um dos melhores em campo, como posso afirmar que o trabalho técnico está no caminho certo?

Hoje, foi a prova disso. Bastou o Brasil enfrentar um adversário mais "arrumadinho" que os anteriores para se enrolar todo e olhem que foi o México! Não foi uma Espanha ou uma Alemanha....
Tudo bem que o Brasil teve mais posse de bola, mas quanto isso se refletiu em jogadas de perigo no ataque? Quantas chances claras de gol foram criadas?

O México optou por jogar sem a bola. Adotou a postura do contra-ataque e sempre que roubou a bola (ou teve sua posse) criou jogadas perigosas. A vitória foi merecida e o Mano Menezes foi mal de novo. 
Já notaram que as suas substituições são meio bitoladas?

É sempre a mesma coisa, ou entra o Alexandro Pato ou entra o Alexsandro ou entra o Lucas ou entra os 3 e nada muda em termos táticos. 
Não há variação tática, não há mudança de característica e de posicionamento dos jogadores em campo. Enfim, para mim a seleção continua frágil tanto na defesa quanto no ataque, o meio de campo não tem criatividade e por isso mesmo, não vou fazer avaliações individuais mais detalhadas. Ah, o curioso é que o Oscar, hoje, não foi tão bem quanto nos outros jogos. Por que será? (se tiverem curiosidade de saber o que penso dele, acessem o post que falei sobre a vitória brasileira em cima dos EUA).

Antes que alguém venha me cornetar falando que goleamos também a Dinamarca, vou me antecipar e falar que a Dinamarca é uma seleção tão fraca quanto a dos EUA. 

Não é por que joga a Eurocopa que é time forte. Lá na Europa também há várias seleções "ruinzinhas" e limitadas tecnicamente.
E tem mais, alguém acredita que a seleção dinamarquesa jogou 100% firme e forte contra o Brasil sendo que sua estreia na Eurocopa ocorrerá daqui a poucos dias? Quem seria o maluco que colocaria o pé em uma dividida mais forte?

Eles jogaram mais para dar ritmo de jogo e entrosamento tático. Não levaram a partida com a seriedade técnica e tática que deveria. 

O Brasil venceu, ok, mas o quanto isso acrescenta no currículo da Seleção e dos seus jogadores?
Nada, não é mesmo?

Para mim a coisa continua ruim e sem rumo. 
Não tenho muitas esperanças de conquistas com esse técnico. 

Posso até me enganar (espero que sim), mas.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário