sexta-feira, 22 de junho de 2012

Muricy ainda vale o Investimento?

Depois de assistir à semifinal da Libertadores 2012 e ver que se o Santos tivesse tido um pouco mais de treinamento e de conjunto, poderia ter saído vencedor do confronto contra o Corinthians, fico aqui me perguntando se ainda vale a pena investir no Muricy Ramalho.


Pagar aproximadamente R$ 600 mil por mês para o treinador ficar fazendo seu marketing pessoal em cima das estrelas do clube nas vitórias e detonar os garotos da base nas derrotas é jogar dinheiro no lixo.


Para mim, assim como foi no Fluminense e no Palmeiras, o Muricy perdeu o comando do grupo. Vários jogadores estão insatisfeitos com seu trabalho e com seu relacionamento de grupo.
Para justificar o que digo, vejam a raça que a equipe tem apresentado nos últimos jogos andando (literalmente) em campo.
Ele não soube lidar com egos e problemas pessoais, não sou administrar o elenco que tem nas mãos e pior, não soube fazer do grupo um conjunto eficiente em campo.


Depender das jogadas do Neymar e jogar a responsabilidade de classificação toda em cima dele é no mínimo atestar a sua própria incompetência.
Ele está no comando da equipe há 1 ano e, nesse período, o time caiu demais de produção. De um time que encantava a todos, passou a comum e previsível.


Jogadas ensaiadas? Quais? Tem alguma de falta ou de escanteio?
Treinos táticos? Quais? Ou vamos considerar 30 minutos de treinamento em campo reduzido como tático?
Desenvolver garotos da base? Quais deram certo nas suas mãos? Quais, no Santos, cresceram e evoluíram sob seu comando?


Não é a base que gera receita para os clubes? Então, por que querer contratar Gerson Magrão, Juan, Renteria, Borges (todos por indicação do treinador) em vez de investir em alguns garotos?


Em quantas partidas ele testou uma formação diferente em campo?
Quais variações táticas ele propôs à equipe?
Por que não testar só 1 dos zagueiros mais experientes (Edu Dracena e Durval) sair de titular jogando ao lado de um dos garotos promissores da base (Gustavo Henrique e Jubal) para que eles comecem a pegar experiência e não sintam tanto o peso da camisa?


Se for para analisar o trabalho do Muricy Ramalho à frente do Santos, vou dizer que é apenas mediano.
Ganhou 2 Paulistas e 1 Libertadores, ok. Mas sempre no limite, sempre no sufoco, podem reparar. Mesmo contra o Guarani, achei o time do interior melhor por vários momentos dos 2 jogos finais.


Brasileirão então, esquece! A campanha que o Santos fez ano passado foi ridícula. A desculpa, claro, era a tal da preparação para o Mundial de Clubes......
Mundial que atuou de maneira pífia escalando um time na final que NUNCA havia treinado junta.


Já viram como ele muda rapidamente de opinião?
Antes, ele vivia falando que o 2º semestre do time seria difícil e que não acreditava em título do Brasileirão, agora, após a eliminação da Libertadores, se acha capaz de conseguir uma arrancada rumo ao título. 
Como se o elenco não está motivado ao seu lado?


E você, ainda gostaria de ver o Muricy Ramalho no comando do seu time?
Eu, com certeza NÃO!

2 comentários:

  1. Helio, também tenho muitas queixas á fazer sobre o muricy ramalho, que o brasil diz ser o 'melhor técnico'. porém temos que pensar que atualmente não tem técnicos bons disponíveis no mercado para o SFC trazer..sim, concordo com vc quando diz que ele não tem o grupo nas mãos, é nítido!
    Também acho que ele ficou devendo e muito nessas semifinais, principalmente em posicionamento tático, o tite conseguiu amarrar ele e o time do SFC direitinho, sem dar espaço algum. aliás, esse sim para mim é 'O técnico', e não porque passou p/ a final, mas sim pq é um verdadeiro comandante, tem o grupo fechado e em sua mão e principalmente entende muitoo de formação e posicionamento tático,sabe montar equipes consistentes, tanto que simplesmente ANULOU o neymar!e libertadores infelizmente só se ganha 'jogando feio', não tem jeito, é só olhar para trás que se percebe isso, o SFC ganhou 2011 jogando aberto e atacando bastante..tudo bem, mais convenhamos, com quem o SFC disputou a final? Peñarol? qualquer time da série b é mais forte que aquele!..mas enfim..é isso, alguem precisa alertar o Muricy (se é que ele esqueceu)que um time se começa pela defesa, ele tem que tornar este time mais compacto, consistente, para depois pensar em atacar. e precisa se tornar um lider para unir este grupo para acabar com essas picuínhas!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha,muito bom esse blog,ta de parabéns,vou recomendar para todo mundo,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar msm como estou recomendando o www.detetive-particular.org que é muito bom tb que uso na minha empresa de software espiao www.softwarecelularespiao.net , parabéns e abraços!!!!

    ResponderExcluir