terça-feira, 26 de junho de 2012

Acabou a era Leão no São Paulo

Até que demorou. Sério, eu pensava que não chegaria a tanto. 8 meses de trabalho foram até de bom tamanho, mas em termos de resultados, nada a acrescentar ao Currículo do clube e do treinador.


O São Paulo não evoluiu o que esperava, o treinador não conseguiu dar um padrão tático vencedor, a defesa continuou uma peneira e as brigas internas aumentaram.
Como posso fazer uma avaliação positiva da situação?


Ao contrário dos motivos apontados por alguns noticiários esportivos, a gota d'água para a demissão do treinador foi o seu desgaste junto ao elenco e à diretoria.


Não acredito que o motivo tenha sido a eliminação para o Coritiba na Copa do Brasil. Se for, a diretoria mostra mais uma vez sua incompetência já que não foi eliminado por um clube qualquer, foi por um Coritiba, um clube que cresceu demais de produção desde a sua volta à Série A do Campeonato Brasileiro e que chega a sua 2ª final consecutiva da 2ª competição mais importante do futebol nacional.


Infelizmente, acho que o problema do tricolor paulista não é apenas técnico. Há muito cacique para pouco índio. 
Reparem como o Rogério Ceni é responsável por tudo no clube e ele é apenas um jogador. É ele quem corneta contratações, é ele quem dá entrevista dizendo se aprova a chegada de fulano ou ciclano, é ele quem define (ou dá opiniões) sobre escalações. Enfim, interfere em trabalhos de muitas pessoas diferentes. Quero ver a hora que virar dirigente. Trabalhar com ele deve ser uma das tarefas mais árduas para qualquer profissional.


E o que dizer de uma diretoria que afasta jogadores sem consultar o treinador? Tudo certo, não é mesmo? Quebrar hierarquia e comando não é coisa boa de se ver em lugar nenhum.


O trabalho físico também já não é mais o mesmo do passado. O time tem tido vários problemas de contusão que demoram para se resolver e alguns jogadores chegam na metade do 2º tempo dos jogos bem abaixo dos demais. Reparem no desempenho dos atletas a cada momento do jogo e comparem para ver como estou certo.

Claro que o Leão nunca foi uma unanimidade no clube e eu, para falar a verdade, nunca gostei dos seus trabalhos. Deu certo no Santos, em 2002, por que o Robinho e o Diego carregaram a equipe nas costas e foi só. Depois, só fez lambança no clube.



Mas o que quero dizer neste post é que o problema não é só ele. Tem mais coisas ruins acontecendo e o clube passou de exemplar administrativo para uma bagunça só sem comando.


O reflexo disso tudo, claro, é a escassez de títulos. Tudo bem que foi Tricampeão Brasileiro recentemente, mas de lá para cá, não chega forte em nenhum campeonato sendo constantemente eliminado das competições devido a sua fragilidade técnica e administrativa.

Dá para reverter? Claro que dá. Só de já ter tentado (sem sucesso) o André Villas-Boas mostra que o clube quer se reestruturar. Quando vai conseguir é que é a incógnita do problema.

Alguns clubes demoram bastante outros nem tanto. Depende da competência administrativa da diretoria do clube. 
Pelo jeito desta aí, é bom o saopaulino não ser tão impaciente.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário