quarta-feira, 27 de junho de 2012

Por que nenhum clube brasileiro foi atrás do Jorge Sampaoli?

Se for verdadeira a informação dada ontem, pelo Jornal Lance, que o treinador da Universidad do Chila (La U), Jorge Sampaoli, ganha em torno de R$ 166.000,00 (cento e sessenta e seis mil reais) por mês, não consigo entender por que nenhum clube brasileiro foi atrás do treinador.


Alguns poderão vir aqui falar que jogador brasileiro não gosta de treinador estrangeiro. Eu digo que isso é uma baita babaquice.


Como pode não gostar de treinador estrangeiro se quando vão para fora não são treinados por brasileiros e ficam lá por várias temporadas?


Na verdade, criou-se a cultura no Brasil do jogador preguiçoso. Por aqui, valoriza-se muito mais o individual ao coletivo.
A imprensa e a torcida adoram jogador que faz firula, que dá um toquinho aqui, outro ali, que dá chapeuzinho, bota a bola no meio das pernas.......
Por conta disso, vemos que o jogador brasileiro que atua no Brasil é pouco tático, não sabe jogar sem a bola, marca pouco e não gosta de ter que voltar para dar combate.
Ele fica só nas laterais esperando a bola vir aos seus pés. Não briga por ela, não ajuda o time.


Quando eu critico nosso futebol atual é justamente por conta disso. Nós não temos nenhum treinador que entenda de táticas, variações de posicionamento dos jogadores durante as partidas, que saiba substituir bem.


Com o Jorge Sampaoli seria uma evolução para o nosso futebol já que ele trabalha muito bem esses conceitos. 
Quem acompanha os jogos da La U vê que ora o time entra em campo no 3-4-3, ora alterna para o 3-5-2 e ora muda para o 4-3-3. Detalhe, tudo com os mesmos 11 jogadores em campo.
Isso é treinamento, isso é fazer o jogador ser versátil em campo, é fazê-lo ser útil ao time e ao conjunto, isso é evolução.


Quanto os clubes pagam para ter um Muricy, um Leão, um Joel Santana, um Caio Júnior à beira do campo não falando nada de tática e fazendo pura política falando só coisas que os jornalistas gostam de ouvir?
Vale o investimento?
Não seria melhor apostar (e economizar um bom dinheiro) em um que tem conhecimento tático e técnico?


O São Paulo, que ficou sem treinador ontem, poderia apostar nele. No mínimo, seu salário será o mesmo do Leão e assim, não haveria aumento da folha de pagamento......
Não é hora do clube se reestruturar? Por que não começa por aí?


E o Santos com a mesmice do Muricy?


E o Flamengo com o "papai" Joel que vive falando que jogador precisa de carinho?


É hora de evoluirmos, é hora de arriscarmos, é hora de mudarmos. 
Nosso futebol está fraco e bitolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário