quarta-feira, 13 de junho de 2012

É fundamental vencer o jogo. Não importa o placar

Hoje, pela 1ª vez em suas histórias, Santos e Corinthians decidirão uma vaga à final de um Torneio Internacional.


Eu, diferentemente de vários comentaristas esportivos, acredito que o mais importante é vencer o jogo, independente do placar.


Que seja 1 x 0, 2 x 1 ou 3 x 2, a vitória em uma partida semifinal é fundamental. 
Quantas vezes vocês viram goleada em uma partida de tamanha importância? Poucas, não é mesmo? O normal é termos placares justos e apertados, portanto.....


É inadmissível ver que ainda existem comentaristas que falam que 1 x 0 é placar magro. 
Que é, todos sabem, mas o adversário, para reverter a desvantagem, terá que fazer 2 gols de diferença. Então, como pode ser um resultado ruim se o oponente já entra em campo pressionado pelo fato de ter que fazer 2 gols no seu time?


Se olharmos para as partidas das quartas de final entre Boca Juniors x Fluminense e Velez Sarsfield x Santos entenderemos bem o que estou falando.
Notem que os times argentinos comumentemente eliminam os brasileiros porque eles jogam o jogo (Santos foi exceção nesta regra desta vez). Eles não se desesperam, não têm a ânsia de fazer 3 ou 4 gols para matar o adversário. Eles buscam a vitória e é isso que importa nos 90 minutos iniciais do confronto.


Podem reparar, o Boca fez o 1 x 0 (assim como o Velez) e se postou fortemente em sua defesa. Ambos os times argentinos evitaram que os brasileiros criassem muitas chances de perigo e claro, se os brazucas bobeassem, matavam o confronto fazendo mais gols.


Isso é ter cabeça, é ter estratégia, é ter conceito do jogo e, o mais importante, é comandar o confronto em todas as ações durante os 180 minutos e não só nos 90.


Portanto, hoje, para o Santos, é fundamental vencer o jogo. Não adianta sair de qualquer jeito para tentar fazer 2 ou 3. Se der, bem, se não der, paciência. 


Imaginem vocês a pressão que terá sobre o Corinthians se o Santos vencer na Vila Belmiro por 1 x 0 e abrir o placar no Pacaembú. Será que o Corinthians terá cabeça para fazer 3 para reverter a desvantagem?


O psicológico em confrontos dessa importância é até mais importante que a técnica. Em uma disputa, é essencial fazer o adversário se sentir mais acuado e mais pressionado, diria até se sentir mais fraco, pois a chance dele errar aumenta consideravelmente.


Meu palpite para o confronto desta noite é Vitória do Santos, pois joga em casa com uma pressão enorme da torcida e onde, historicamente, sempre tem resultados positivos em partidas decisivas quando joga em seus domínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário