domingo, 24 de junho de 2012

O Campeonato Brasileiro continua pífio!

Tentei assistir a alguns jogos do Campeonato Brasileiro, neste final de semana, e confesso que fiquei entediado e com sono.


É cada jogo ruim que dá dó.


Falta técnica, falta qualidade aos jogadores, falta tática, falta conjunto. Os jogos são uma verdadeira várzea.


Querem um exemplo de como nossos técnicos são ruins?


No jogo Santos x Coritiba a orientação do Muricy Ramalho para o Felipe Anderson (que iria entrar no jogo) foi a seguinte: 
"Se tiver chance, faz o gol". 
Não contente, ele continua:
"Não bobeia. Se der, vai para cima".


Excelentes instruções, não acham? Depois, quando ele não fizer gol, fica fácil detoná-lo em público para quem quiser ouvir.
E olhem que estas pérolas orientativas foram feitas pelo treinador que é taxado pela imprensa esportiva como o melhor do Brasil. Se o melhor é ruim assim, não quero nem ouvir nada do pior....


Na verdade, todos que acompanham e gostam do futebol são culpados (eu me incluo nisso) já que não cobramos nada dos dirigentes dos clubes e das federações.


Não cobramos calendário decente e digno, não cobramos responsabilidade com a gestão administrativa/financeira dos clubes e não cobramos mais profissionalismo dos jogadores em campo e nem fora dele.


Para exemplificar o que estou falando, toda hora sai matéria informando sobre a dívida dos clubes brasileiros com o INSS. Os valores da dívida de cada um está na casa das centenas de milhões.
Em vez de cobrarmos a regularização o que fazemos como torcedor dos times?
Achamos bonito toda esta atitude e nos esquecemos que é dinheiro público que está em jogo. 
Esquecemos que é o dinheiro da nossa aposentadoria que está sofrendo calote.
Tudo isso para que?
Vale a pena correr todo esse risco?


Não somos burros em aceitar essa atitude dos dirigentes?


Vou mais além, alguém já viu algum dirigente de clube pobre?
E aí, agora você vai continuar aceitando esses calotes no governo e achando bonito que as dívidas não sejam pagas?


Vamos então generalizar. Se um clube não paga e fica tudo bem, por que eu não posso ficar sem pagar também?


Isso tudo se reflete no nível do nosso futebol atual. 


A seleção brasileira não vence um time de ponta sequer há bastante tempo, nossos clubes não têm padrão tático e nem nível técnico e físico para enfrentar as grandes potências do futebol mundial e deixamos uma empresa de televisão (Globo) que não tem nenhuma finalidade esportiva comandar tudo o que acontece nas melhores disputas e competições.
Na verdade, ela compra os direitos e não transmite nada nem dá informação a respeito.


Chegamos ao cúmulo de aceitar que um torcedor fanático e totalmente parcial seja o diretor de seleção brasileira. Deixar Andrés Sanchez comandar tudo no futebol e na seleção do país é atestar a própria incompetência.


Quando muitos comemoraram o acerto dos clubes com a Globo afirmando que eles dobraram sua renda eu fui um dos poucos contrários à ideia.

Cada clube negociar individualmente foi a maior de todas as burrices.

Ainda acho que o coletivo teria mais força que cada um sozinho. Nos principais campeonatos europeus, os clubes negociam com muita força seus direitos de transmissão e exigem que seus jogos sejam transmitidos. 
Já por aqui, vemos que a Globo só gosta de 1 ou 2 clubes. O resto que se vire para conseguir exibição.


Aí, deixam o Andrés Sanchez tomar a frente e antecipar sua negociação (o Corinthians foi o 1º a fechar) com a rede para depois, seguí-lo. Mais uma prova de incompetência......
E não para por aí já que os dirigentes viajaram por conta da emissora para ver jogos internacionais! Que presentinho e que afago mais esquisito, não é mesmo?


Enquanto isso, vamos continuar ouvindo da tal emissora, e alguns até acreditando, que nós somos o melhor futebol do mundo, o celeiro de craques e tantas outras baboseiras mais.


Nosso campeonato está chato, fraco, ruim e pífio e do jeito que está não tem como solucionar já que está tudo contaminado.


O ideal seria que alguns clubes que estão mal (Santos, São Paulo, Flamengo, Internacional, etc) tragam treinadores de fora do país para mostrar nossas deficiências técnicas.
Por que não testar um Jorge Sampaoli (La U), um Ricardo Gareca (Velez Sarsfield), um Marcelo Bielsa (Atlétic Bilbao) por aqui? 
Eles costumam apresentar inovações táticas e coletivas em suas equipes, será que não seria um bom momento para vê-los treinando Neymar, Lucas e cia? Não seria um engrandecimento técnico para suas carreiras de jogadores?


O jogador brasileiro precisa aprender que futebol é jogado também quando não se tem a bola, que é preciso marcar o adversário, dividir, pressionar, correr em campo e não só ficar esperando a bola nos pés e fazer uma firulinha para a galera.


Se não tentarmos mudar as coisas logo, vai demorar muito para recuperarmos nossa força. Anotem e me cobrem depois.

2 comentários:

  1. E o Santos hein....
    Beneficiado pelo apito amigo...
    um gol legitimo e que foi anulado....

    Na tem comentario sobre isso nao?!

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto você não leu o meu post anterior (http://heliopreza.blogspot.com.br/2012/06/arbitragem-brasileira-e-uma-piada-de.html) sobre a arbitragem brasileira.

    Ficar mencionando cada erro em cada jogo é chover no molhado.

    Mas eu poderia ter falado também do pênalti mal marcado a favor do Coritiba e deixei passar.

    Pênalti, assim como falta, acontece quando há movimento faltoso, ou seja, o adversário faz um movimento que te derruba com força e intenção.
    O mero toque não é suficiente para constituir a infração.
    O jogador do Santos toca, encosta no adversário , mas com uma força tão ínfima que não é suficiente para derrubá-lo. O jogador paranaense se joga no lance e o árbitro deu.
    Fazer o que.
    A nossa arbitragem, no geral, é muito ridícula. Se eu ficar postando apenas sobre isso, vou digitar posts a vida inteira e não vou conseguir relatar tudo.

    Abraços,

    ResponderExcluir