sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bielsa para o lugar do Muricy já!

Demorou, mas a diretoria do Santos agiu logo para evitar novo fracasso do time no campeonato brasileiro.
Após 2 apresentações pífias, logo nos 2 primeiros jogos, Muricy Ramalho foi demitido e não é mais o treinador do Santos Futebol Clube.

Eu sou um dos maiores críticos do ex-treinador santista já que seu modo de montar times não tem nada a ver com o DNA santista. Na verdade, não creio que tenha semelhança alguma com qualquer time do Brasil, talvez com as equipes do Sul do país já que elas jogam um futebol mais de marcação e de força.
Mas, com a evolução do futebol, não dá para ter time trombador e dependente de apenas um jogador em campo. É preciso correr, se movimentar, se deslocar em campo. Todos os jogadores precisam saber passar a bola e sair para recebê-la na frente. O jogo ficou mais rápido e dinâmico e o Muricy não acompanhou esta evolução.

Discordo daqueles que falam que não adianta nada mandar o Muricy embora se não trouxer reforços para o Campeonato Brasileiro. Não digo que o elenco é 100% bom, claro que há limitações, principalmente nas 2 laterais, mas dava para o treinador, que se julga um multicampeão, fazer um trabalho melhor do que o que vinha fazendo e dava para fazer a equipe jogar um futebol mais envolvente e bonito do que o que vinha jogando.
Para comprovar isso, pegue como exemplos alguns times com elencos bastante limitados técnica e financeiramente e compare com o futebol apresentado pelo Santos nos últimos 2 anos.
Vamos sair de São Paulo? Que tal o time do Náutico ano passado que nas mãos do Alexandre Gallo deu um show de futebol nos seus jogos em casa. Passeou em campo, massacrou e venceu Santos, São Paulo e Corinthians, só para dar um exemplo.
E o elenco do Náutico tinha alguma estrela ou craque indiscutível?
E aquele Figueirense que foi treinado pelo Jorginho e brigou até nas últimas rodadas por vaga na Libertadores? Cadê o craque e o diferente?
Não tinha, não é mesmo? Então, por que essas equipes impressionaram seus espectadores de alguma forma e o Santos não consegue empolgar nem o seu mais fanático torcedor?
Porque seus treinadores exploravam o que o conjunto tinha de melhor em seus limitados elencos e fazia cada jogador render o máximo possível. Infelizmente, nesse ponto, Muricy nunca conseguiu fazer nada de diferente no Santos. 
E olhem que ele tinha Neymar, Ganso, Elano e, mais recentemente, Montillo no grupo. 

Eu não gosto de valorizar times por ter esse ou aquele jogador, acho que um time vencedor se constrói no conjunto e não com valores individuais. Só usei-os como exemplo comparativo para mostrar o quanto foi ruim e fraco o trabalho do Muricy à frente do Santos.

Tenho grande esperança de que o clube consiga convencer e trazer Marcelo Bielsa (el loco) para ser o novo técnico do time.
Precisamos de algo novo, diferente, de alguém de fora. Alguém que nos tire da mesmice de ver sempre os mesmos nomes comandando os clubes e ditando as regras do nosso futebol.
Ou é Muricy, ou é Luxemburgo, Celso Roth, Cuca, Tite, Felipão e cia. 
Por que não tentar um técnico que sempre focou em trabalhar com jovens valores e que já revelou vários jogadores de alto nível?
Por que não trazer um técnico que tem conceito certo do jogo e que faz seus times jogarem com marcação pressão, posse de bola e muita velocidade o tempo todo?

Sinceramente, acho que a vinda do Bielsa ao Santos seria uma boa para o futebol brasileiro, ainda mais se ele emplacar e fizer o time jogar um futebol bonito e vistoso.

Agora, o problema é saber se a diretoria terá competência para trazê-lo a tempo ou se ficará só na vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário