quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fluminense perde e está eliminado da Libertadores. Qual a novidade?

Sinceramente, alguém esperava que o Fluminense conseguisse ir mais longe na Libertadores deste ano?
Só os "entendidos" comentaristas que não acompanham nada do que acontece aqui e/ou lá fora poderiam afirmar que o Fluminense era favorito no confronto contra o Olímpia.

O tricolor carioca tem um problema grave para corrigir. Seu elenco é caro, velho e pouco produtivo.
Deco não joga há muito tempo, vive mais no departamento médico que em campo; Fred oscila boas e más atuações; Rafael Sobis nunca disse a que veio desde que chegou ao clube; Thiago Neves é aquele meia bem ciscador que temos uns 500 iguais espalhados pelo país e, não podemos nos esquecer da zaga que é composta por Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos que não marcam nada nem ninguém.
É muito pouca produtividade para querer ganhar algo tão importante.

Ganhou o Campeonato Brasileiro do ano passado, é verdade, mas mais por falta de interesse e de competência dos adversários que por méritos próprios. 
A equipe está longe de jogar um futebol competitivo e, diferentemente do que disse Abel Braga (treinador do Fluminense), não achei que o time brasileiro merecesse a vitória.
Achou um gol no 1º tempo e tentou sentar em cima do resultado. 
O Olímpia não só virou a partida como chutou bola na trave e perdeu várias chances claras de gol.

O Fluminense só foi melhor no final do jogo quando deu aquele abafa sem nenhuma tática ou coordenação. Foi apenas na raça mesmo. Aí não tem como. Perdeu e foi eliminado.

O momento no clube deve ser de reflexão. Todos são culpados e responsáveis pelo mau momento do clube no ano.
O erro está desde a montagem do elenco que é recheado de jogadores de "renome" do meio campo para frente e fraquíssimo na defesa. E mesmos os jogadores de renome não têm produzido o suficiente para compensar a alta folha salarial.

Infelizmente, nosso país vive um oba-oba dos "entendidos", os comentaristas das TV´s abertas, que dá dó. Aqui, só ouvimos falar que o elenco do Fluminense é o melhor do país, que Fred é um excelente centroavante, que Deco é craque e por aí vai. Não tem como o nosso futebol se desenvolver com tanto câncer sendo elogiado no esporte.

Enquanto dermos ouvidos a essas besteiras vamos amargar eliminações atrás de eliminações. Não tem jeito, há muitos outros países com futebol mais evoluído taticamente e isso se reflete nas seleções.

Vejam os times colombianos, chilenos e argentinos. Seus elencos são muito mais limitados, suas equipes têm muitos jogadores comuns, mas enfrentam de igual para igual qualquer outro time mais rico, especialmente os brasileiros, por que?
Porque seus treinadores são melhores taticamente!

Aqui no Brasil continuamos a valorizar aquele jogador diferenciado. O Santos é favorito porque tem Neymar, o São Paulo porque tem Ganso e Jadson, o Fluminense é porque tem Fred e Deco. Notaram que ninguém fala que esses times são favoritos devido à sua forma de jogar?
Valorizamos demais esse ou aquele jogador apenas. Não damos valor a táticas e por isso nosso futebol caiu tanto de qualidade.

Agora, olhem o elenco do Corinthians. Cadê o craque? Danilo era renegado e refugo do São Paulo, Chicão velho e fraco nas bolas aéreas, Fábio Santos em fim de carreira assim como Alessandro. Paulinho era uma aposta que veio do Bragantino assim como Ralf que veio do Grêmio Barueri.
Então, por que a equipe ganhou um Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial de Clubes?
Porque marcou pressão, jogou diferente, apostou na velocidade e na intensidade do jogo. O clube largou mão do craque e apostou no conjunto!
Viram a diferença?

Fluminense e Santos têm muitas semelhanças em seus fracos desempenhos no ano. Se não mudarem, vão cair ainda mais. Não tem jeito.

Há muito tempo falo que o futebol mudou e evoluiu e nós paramos no tempo.
É uma pena, pois o futebol é o esporte com maior número de praticantes no país. Não acredito que a nossa safra de jogadores esteja sem qualidade. 

Para mim, é mais falha técnica do que de jogadores. Temos que investir na melhoria dos nossos treinadores  já que eles estão ultrapassados e a eliminação do Fluminense é a maior prova disso.
Sua eliminação não foi nenhuma novidade para mim e confesso que me surpreendi com sua classificação às quartas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário