domingo, 26 de maio de 2013

Valor do Lucas x Valor do Neymar

Muito se tem falado sobre a diferença dos valores da venda de Lucas e do Neymar para os times europeus.
Muitos falam que Lucas vale mais que Neymar e que o São Paulo é melhor negociante que o Santos.

A meu ver, essa comparação é totalmente sem sentido, haja vista, que o Lucas somente representou o valor da venda como lucro para o clube, nada mais.
Já Neymar, representou vários ganhos que são imensuráveis. Como exemplo, temos aumento do número de venda de camisas, acessórios do clube, material esportivo, fortalecimento da marca Santos por todo o mundo, aumento considerável no número de sócios torcedores (antes do Neymar não chegava a 20.000 e hoje, passa dos 60.000), vários títulos nas mais diferentes competições, entre outras coisas mais.

Todos os fatores acima citados são considerados como ganhos INTANGÍVEIS, ou seja, não tem um valor absoluto, mas representam ganhos muito mais elevados que o valor da venda do Lucas, por exemplo.

Quantas crianças vimos nos últimos anos com o cabelo com penteado igual do do Neymar?
Quantas crianças, hoje, torcem pelo Santos ou se inscrevem em suas escolinhas justamente por conta do craque santista?
Quanto isso gera de lucro para o clube?

Reforço a minha tese de que mesmo se o Neymar tivesse saído de graça, ainda assim, o Santos sairia lucrando por conta de todos os ganhos descritos acima.

O único erro da diretoria santista em todo o processo foi ter diminuído o tempo do contrato do jogador que, primeiramente, vencia em Fevereiro de 2015 e depois, passou para Junho de 2014. Com essa redução, o Santos se sentiu pressionado a vendê-lo agora e não após a Copa e perdeu tempo para captação de mais torcedores mundo afora.

Não tenho dúvida que o Neymar vai cansar de fazer gols pelo Barcelona já que se trata de uma equipe com proposta de jogo ofensiva e com excelente toque de bola e movimentação. Portanto, seu valor de mercado tende a subir ainda mais.

Terminando a comparação com o Lucas, vê-se facilmente certa decepção da torcida do PSG com sua contratação já que não fez nenhum gol, ficou no banco de reservas por alguns jogos e já ouvi comentários de que estão querendo testá-lo como lateral devido à sua velocidade e mobilidade em campo e por ter dificuldades para fazer gols, ou seja, não tem como ser meio de campo.

O São Paulo vendeu-o bem, se esperasse mais um pouco não haveria interessados em seu futebol. Já o Santos, fez bem em segurar Neymar por mais um período. Sem ele, talvez, sua marca não tivesse sido tão bem retomada já que hoje a equipe tem novamente o status de um dos melhores clubes da história do futebol.

E agora, qual jogador representou maior lucro para seu clube? Alguém ainda tem dúvida?

Um comentário:

  1. Ser um campeão não é superar o outro, mas conseguir realizar os seus talentos no nível mais alto de sua existência.por esse motivo ainda digo que os dois
    estão em processo!!vermos na copa do mundo
    seus valores....

    ResponderExcluir