segunda-feira, 13 de maio de 2013

Corinthians joga melhor, vence o jogo, mas não mata o confronto na 1ª final do Paulistão

O Corinthians perdeu uma grande chance de colocar a mão na taça ao desperdiçar várias oportunidades claras de gol no confronto de ontem contra o Santos.

O Santos entrou muito mal mal no jogo de ontem, aliás, repetiu suas péssimas atuações de toda a fase final do campeonato já que entrou mal escalado, mal posicionado e muito mal treinado para o confronto.

O Corinthians jogou como sempre vem jogando, desde de 2011, com muita velocidade no ataque, marcando pressão na saída de bola do adversário e com muita movimentação dos seus jogadores de meio campo e ataque. 

E é nesse ponto que questiono a capacidade técnica e tática do treinador santista, que mais uma vez tomou um baile do Tite.
Se você vai enfrentar uma equipe rápida, entrosada e que vai te marcar na saída de bola, como você escala um time velho, lento e sem capacidade nenhuma de marcação?
Como se entra em campo com Marcos Assunção, Léo, Durval, Edu Dracena e Bruno Peres (este voltando de contusão após um bom período de ausência)?

O resultado foi o que vimos por todo o 1º tempo. Um massacre do time corintiano e os santistas perdidos em campo correndo atrás da bola e sem saber o que fazer e para onde ir quando tinha a sua posse.

O placar de 1 x 0 tem que ser muito comemorado pelo elenco santista já que, para mim, se tivesse terminado 3 x 0, ainda assim seria pouco. Se não fosse o goleiro Rafael fazendo defesas difíceis e importantes e a má pontaria dos jogadores corintianos, o título poderia ter sido obtido já na 1ª etapa do jogo.

Ridícula! Esta é a palavra para a atuação do Santos no 1º tempo e INCOMPETENTE é a escolhida para seu treinador.

No 2º tempo, não foi o Santos que melhorou. Foi o Corinthians que caiu. Isso é recorrente e falo frequentemente! O Corinthians SEMPRE joga bem um dos tempos apenas!! Se faz um ótimo 1º tempo, esperem por um 2º tempo comum. Foi o que aconteceu.

Não adianta alguns jornalistas falarem que o Muricy deu uma bronca no vestiário, que suas substituições foram acertadas nem nada disso. A postura da equipe santista, há pelo menos 2 anos, é esta que vimos no jogo de ontem, um time covarde e postado defensivamente como um time pequeno e jogando a bola para o Neymar resolver. Isso é fruto do trabalho do seu treinador e não é culpa do elenco nem é para se questionar sua qualidade técnica.

E o pior é que dava para o Santos ter empatado o jogo e é aí que o elenco tem que se agarrar para o jogo de volta. Notem que o time tomou um vareio de bola e, mesmo assim, perdeu apenas por 2 x 1 e criou algumas chances claras de gol. Uma vitória simples anula a vantagem corintiana e leva a decisão para os pênaltis. 
Se o Santos acreditar, dá para levar a taça sim. O Corinthians mostrou que não é nenhum bicho-papão. 

O problema é a postura santista em campo. Isso sim precisa mudar.
Há muito tempo venho falando que o elenco do Corinthians é comum. E é mesmo. Não tem nada de mais. Na verdade, o Tite montou uma forma inteligente e competente da equipe jogar, só isso. Aproveitou bem a limitação do seu elenco e procurou suprir suas deficiências. Treinador competente vê isso e procura uma solução. Não fica choramingando que não existe mais um Zico, um Rivelino no futebol brasileiro. Técnico competente e vencedor trabalha com o que tem em mãos e extrai o melhor do grupo, não joga a culpa nele.

Por isso que vivo repetindo que o Santos não precisa de reforços, mas sim de treinador. Muricy está com seus conceitos extremamente ultrapassados, ele não vê o jogo, não analisa o adversário antes dos confrontos e não treina a equipe adequadamente. 
Notem que sou contra a saída do Neymar do futebol brasileiro, mas, se for para ficar sendo treinado por um técnico antiquado e fracassado, é melhor sair porque com ele no comando da equipe, não tem como evoluir e melhorar.

Resumindo, Corinthians mereceu vencer o 1º jogo, tem a vantagem do empate no jogo de volta para erguer a taça, mas ficou um certo sentimento de frustração já que poderia ter matado o confronto de volta devido ao péssimo desempenho santista no jogo. Uma oportunidade dessas, dificilmente aparecerá de novo e a bola costuma punir este tipo de situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário