quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cuca quase "Cucou", mas Atlético/MG vira e vence São Paulo no 1º jogo das 8ªs de final

Eu brinquei no Twitter que o Cuca precisava se livrar do estigma de "Cuca" nos jogos decisivos. 
O treinador é marcado por fazer bons trabalhos, montar times competitivos e entrosados, mas sempre fazer alguma besteira nas decisões e perder títulos ou classificações para fases seguintes de competições.

Hoje, por exemplo, o treinador do galo mineiro fez uma força descomunal para perder a partida já que colocou em campo Richarlyson na lateral esquerda e Gilberto Silva na zaga. Para deixar a defesa ainda mais desprotegida, ele colocou o Marcos Rocha na lateral direita.
Vale lembrar que gosto do Marcos rocha. É um bom jogador, mas não é jogador de marcação. Para jogar com ele na lateral, é melhor ter um zagueiro mais leve que possa cobrir seu setor, ainda mais quando ele ataca.

Poxa, é o 1º jogo do mata-mata, fora de casa contra um São Paulo que jogou no final de semana se poupando para colocar todas as suas energias em campo. Então, como o Cuca deixa sua defesa tão desprotegida logo de cara?

Para confirmar o que digo, basta assistir novamente o início do jogo. Os 25 primeiros minutos foram todos do São Paulo e se o placar tivesse sido 3 x 0 para o tricolor não seria nenhum exagero.

O Atlético tem que agradecer demais aos ceus por Aloísio ter saído logo no início contundido e por Ademilson não estar com o pé tão calibrado já que perdeu 2 jogadores feitos cara a cara.

No 2º tempo, quando já tinha a superioridade numérica devido à expulsão idiota do zagueiro Lúcio (como pode um jogador tão experiente fazer uma falta tão burra e desnecessária?), o Atlético dominou o jogo trocando passes e mantendo a posse de bola a maior parte do tempo.

Novamente questiono o técnico Cuca já que o São Paulo recuou em demasia e claramente mostrava sinais de que se contentava com o empate em 1 x 1 querendo deixar tudo para se decidir na volta, em Minas Gerais.
Custava ao Atlético apertar o jogo e tentar matar o confronto na ida? Por que tanto medo se o São Paulo só tinha o Osvaldo na frente e todos seus meias estavam na frente da área e recuados? Era difícil apertar o ataque e pressionar o São Paulo em seu campo?

Notem que estou questionando este medo de atacar. Logo do Atlético/MG, um time conhecido por sua força ofensiva.

De toda forma, com a vitória fora e por 2 x 1, acho que dificilmente o galo perderá a classificação já que poderá perder por 1 x 0 que ainda sairá classificado do confronto. 
Detalhe, o Atlético, desde a reinauguração do estádio Independência, NUNCA perdeu um jogo em casa. Então, é tarefa fácil para o São Paulo?
Para mim, é missão impossível, ainda mais porque não tem um banco de reservas a altura dos titulares e alguns importantes jogadores estão contundidos.

Na minha opinião, o Atlético está com a vaga nas 4ªs de final da Libertadores assegurada. 

Vamos esperar para confirmar meu palpite, mas, de antemão, quero ver o time jogando um futebol mais firme e convincente para ser campeão. Essa bola de hoje, não garante nada além do avanço desta fase. É bom abrir o olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário