sábado, 11 de maio de 2013

Por que o Neymar deve sair do Brasil?

É impressionante como sempre às vésperas de um jogo decisivo do Santos pipocam notícias sobre negociações de jogadores do time para o exterior ou que estão insatisfeitos com alguma coisa no clube.
É tanta fofoca que chega a irritar.

A fofoca da vez é a negociação do Neymar com o Barcelona. Isso, sem contar que, pelas notícias, Real Madri e Bayern Munique também estão preparando propostas.

Entendo os clubes europeus e entendo esse desejo da mídia brasileira em vendê-lo, mas por que o Neymar sairia do Brasil?
Qual a vantagem para ele?
Vai ganhar mais dinheiro? Quanto a mais?

Por exemplo, jogando no Santos, ele tira cerca de $ 1 milhão de Euros mensais. Isso resulta em algo em torno de $ 12 milhões de Euros anuais.
Fazendo um comparativo, Cristiano Ronaldo recebe cerca de $ 10 milhões de euros anuais, de salário, do Real Madri. Então, quanto o clube madrilenho vai oferecer a mais para o craque brasileiro? 
E para o Neymar aceitar, quanto será que ele quer receber a mais para jogar lá fora? Alguém conseguirá pagar?
No Brasil, Neymar tem direito às propagandas e publicidades que conseguir, lá, não. É tudo do clube.

Para mim, se for por dinheiro, não tem porque Neymar sair do país. Atuando aqui ele já é bem remunerado demais.
Seria pelo desafio profissional, então? Quer disputar uma Champions? Ou melhor, quer vencê-la?
Seria pelo ego, quer ser reconhecido mundialmente como um dos melhores de todos os tempos? 

Sinceramente, não sei. Eu, no lugar dele, não sairia, afinal, qual a vantagem de sair daqui, ir para um continente que faz mais frio e chuva que sol no ano, mudar de cultura, alimentação, ser apenas mais um no meio de vários outros esportistas de renome e ainda ter meu salário tributado com os altíssimos impostos dos países europeus. 
Repito, cadê a vantagem?

Portanto, discordo da maior parte dos jornalistas e comentaristas esportivos do país que falam que o Neymar tem que sair do Brasil para se desenvolver! Não concordo com esse tipo de afirmação e temos, atualmente, vários casos de jogadores que se destacaram aqui no Brasil e não passaram de bons reservas em seus novos times. 
Alguns, chegaram a ter sua posição no campo alterada porque não se adaptaram à nova filosofia dos treinadores europeus. Exemplos? Anderson que era um meia espetacular no Grêmio e virou volante, no Manchester United, atuando mais no time reserva que no titular; Lucas que era estrela do São Paulo e, agora, é reserva e está sendo cogitado para jogar como LATERAL do PSG devido às suas limitações técnicas e físicas. 
Viram como evoluíram?

Notem que a ida de Neymar para a Europa não será certeza de desenvolvimento. Na contramão da imprensa nacional, faço uma sugestão diferente e audaciosa.

Por que o Santos não traz um desses treinadores de renome e que são competentes técnica e taticamente para dar uma consultoria ao clube e aos seus treinadores "permanentes"? 
Por que o clube não faz uma proposta de 6 meses de trabalho para José Mourinho, Jurgen Klopp, Jupp Heynckes, Frank Rijkaard ou até Johan Cruyff para ser esse consultor?

Desta forma, teríamos a certeza de sua evolução e seu desenvolvimento técnico e tático já que estaria no seu próprio país, jogando pelo clube que o revelou e que é torcedor, estaria convivendo diariamente com sua família, namorada e amigos e sendo o ídolo máximo do esporte nacional. Aqui ele não é mais um ele é o CARA. 
O Santos poderia aproveitar essa consultoria, inclusive, para treinar e orientar seus treinadores permanentes sobre técnicas de treinamento, esquemas táticos, montagem de elenco, entre outras coisas.

Vejam que pela minha sugestão, não seria só o Neymar que ganharia, o clube e o futebol brasileiro evoluiriam e sairiam da mesmice que nos contaminou. 
Evoluiríamos em um esporte que dominamos por décadas e que não assustamos mais ninguém.

Se queremos mudanças, EXPORTAR jogador/craque NÃO é a solução!
O ideal é trazer o que há de melhor lá fora para tentar implantar a mesma filosofia aqui.
Em vez dos clubes gastarem milhões repatriando jogadores em fim de carreira que não acrescentam mais nada ao nosso futebol, como, Cris, Alexandre Pato, Zé Roberto, Elano e cia, investiríamos em mudanças de conceitos e filosofias e melhoraríamos a qualidade do futebol praticado em nossos campos.

Qual é a melhor coisa para o momento?

Um comentário:

  1. peferito, mas é o pensamento de um país subdesenvolvido...só será primeiro mundo quando vierem para cá os "cristianos ronaldos", "messis" e companhia e mantivermos os craques aqui...

    ResponderExcluir