quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estamos mal acostumados a SÓ colocar a culpa nos juízes!

Não vou aqui dizer que o juiz da partida de ontem não interferiu no resultado. Claro que interferiu, e muito.
Mas, colocar na conta do árbitro a eliminação corintiana é simplesmente empurrar para debaixo do tapete os problemas do time brasileiro e as falhas cometidas nos confrontos mais importantes do clube no ano.

Concordo com a reclamação corintiana sobre o gol do Romarinho. Esse lance não foi tão difícil quanto parece e não havia muitos jogadores na frente do bandeira e do juiz. 
Portanto, foi um erro grotesco e que PODERIA ter mudado a história da partida já que seria 1 x 0 a favor e não o 0 x 1 contra (o gol argentino saiu logo em seguida).

No lance do pênalti (no 1º tempo) e no gol do Paulinho (no 2º), confesso que tive dúvida. Os lances são interpretativos. Não isento o juiz de culpa, mas também não dá para dizer que foram erros grosseiros.
No lance do gol, o bandeirinha marcou falta no goleiro! Percebam que ele só levanta o instrumento após o contato do Paulinho com o goleiro argentino. O problema desse lance é que o Paulinho só esbarra no goleiro porque estava disputando no corpo o espaço dentro da área com o zagueiro argentino. Ele não teve a intenção de trombar com o arqueiro, foi um lance de disputa de bola. Não sei se houve falta, mas na opinião do juiz, houve. Repito, é lance discutível assim como o pênalti que, no replay, ficou claro que houve intenção de colocar a mão na bola. Pênalti. Mas, aí, havia muita gente na frente do árbitro e do bandeira. Fica difícil para eles, em um lance apenas, saber se houve ou não intenção de colocar a mão na bola. Para mim, o erro maior do árbitro foi em dar o cartão amarelo para o Emerson Sheik. Nada a ver.

Agora, temos que parar de colocar sempre a culpa nos juízes quando somos eliminados. O brasileiro (eu, inclusive) está com um vício de achar que tudo é culpa dele. Que o árbitro errou, que ele interferiu na partida, que ele é culpado.
Nós temos que analisar mais a fundo essa eliminação corintiana. Não só no jogo de ontem, mas no confronto como um todo.

Por exemplo, o Corinthians jogou na Argentina como um time pequeno. Entrou em campo e jogou quase que todo o tempo com os 11 atrás e NÃO protegeu em nenhum momento seu lado direito da defesa.
O Boca Juniors deitou e rolou em cima do Alessandro e criou várias oportunidades de gol pelo setor. No fim das contas, o 1 x 0 saiu pequeno e apertado.
Notem que quando sofreu o gol, o Corinthians saiu para o jogo e teve chance de empatar. Então, por que não jogou de igual para igual o tempo todo?

Somados os 2 confrontos, quantas vezes vimos o Corinthians marcando pressão no campo do adversário?
Quantas vezes seu meio de campo se adiantou e jogou nas costas dos volantes adversários?
Quantas chances de gol foram criadas?

E os gols perdidos? Ninguém vai falar nada do gol perdido pelo Alexandre Pato? Logo ele, um investimento de cerca de 15 milhões de euros? Como perde um gol sem goleiro, dentro da pequena área e em um momento tão decisivo e importante do confronto? 

Tudo que o Corinthians fez de positivo nos últimos 2 anos foram esquecidos nestes confrontos com o Boca Juniors. Nada foi aplicado de maneira adequada. A equipe não jogou bem nenhum dos 2 jogos!

E por que ninguém questiona nossos treinadores, os "gênios", os supercampeões que ganham altos salários e não se atualizam e não aprendem nada sobre táticas?

Ora, eles são MUITO culpados pelos fracassos frente a times comuns e limitados, tal qual este time do Boca Juniors atual já que NÃO conseguem eliminar o Carlos Bianchi. 
Detalhe, a tática utilizada pelo técnico argentino é sempre a mesma: 2 linhas de 4, 1 meia mais adiantado e 1 atacante.
O Bianchi já eliminou São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians, por exemplo, com essa mesma tática. Reparem que TODAS essas equipes tinham elencos melhores e superiores tecnicamente às dele. Será que nenhum treinador vai procurar ver como ele arma seus times e procurar encontrar uma solução? Ninguém estuda o adversário antes de enfrentá-lo?
Vão ficar sendo eliminados toda vez até quando?

Portanto, acho que é o momento mais do que adequado para revermos nossos conceitos e valores sobre o futebol. 

Não é possível que ninguém questione o custo-benefício dos nossos treinadores e jogadores.

A eliminação do Corinthians frente o Boca só reforça aquilo que venho falando há muito tempo que técnico ganha jogo e campeonato sim. 
Nós não precisamos repatriar jogadores de "peso" para melhorar a qualidade do nosso futebol e dos nossos campeonatos. Precisamos é importar conceitos, sistemas de treinamento mais atualizados e modernos, táticas inovadoras, melhores preparadores físicos e melhores infraestruturas.

Do jeito que está parece que somos ricos e burros já que não sabemos o que fazer com tanto dinheiro na mão. Não gastamos com o que realmente é importante.
Os clubes pagam milhões em multas rescisórias e enchem os bolsos de técnicos incompetentes e não acrescentam em nada em termos de melhoria em seus negócios. Como podem ser tão "cegos" e irresponsáveis em termos de gestão esportiva?

Repito o que disse no início do post: o Corinthians não foi eliminado pelo juiz, mas sim, pela melhor capacidade técnica e tática do treinador adversário.

Queremos mudar a nosso futebol? Então, é melhor começar a cobrar RECICLAGEM dos nossos técnicos, culpar o juiz não vai levar nada a lugar algum.

Vamos continuar com campeonatos chatos e sem graça, com times ruins e jogadores milionários sem fazer nenhum esforço. É isso que queremos para o futuro do nosso futebol?

Nenhum comentário:

Postar um comentário