segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tite deu um "nó" tático no Muricy

O Corinthians ganhou o Campeonato Paulista 2013 mais pela força coletiva que pela individual.
Há bastante tempo venho falando sobre essa "força" conjunta do time.

O Corinthians está longe de ter o melhor elenco do país. Não adianta nem discutir com a parte da imprensa que pensa o contrário. Eu vivo dizendo que o Corinthians tem uma forma interessante e  moderna de jogar. Este fato proporciona que as deficiências dos jogadores medianos sejam mascaradas pela produtividade coletiva.

Mesmo não marcando mais pressão no campo de ataque (neste ano o Corinthians atuou pouquíssimas vezes desta forma), Tite tem se mostrado mais estrategista, explorando as fragilidades dos seus adversários. Pelo visto, ele estuda seus oponentes, coisa que a grande maioria dos treinadores brasileiros não faz.

O Corinthians matou o Santos no 1º jogo, por exemplo, explorando a lentidão dos veteranos escalados e protegidos pelo Muricy Ramalho. Ao impor jogadas em profundidade e em velocidade, Durval, Léo, Dracena e Assunção ficaram perdidos em campo sem conseguir acompanhar os jogadores adversários e, os demais, tiveram que correr dobrado sem saber ao certo para onde ir.
Isso, para quem não sabe, é estudar as características dos seus oponentes e procurar anular o que eles podem produzir de positivo.

O Santos foi presa fácil nos 2 jogos. No 2º tempo da Vila, a equipe se arrastou em campo e não tinha pernas para segurar os contra-ataques. Claro que mais uma vez, Muricy errou grotescamente ao deixar Durval e Dracena na defesa sendo que a equipe estava tentando apertar o Corinthians em seu próprio campo. Desta forma, os contra golpes corintianos foram mais perigosos que qualquer ataque santista. 
O que Tite fez? Abriu seus atacantes para jogar nas costas dos laterais, consequentemente, abrindo a defesa santista.
O resultado disso foi contra-ataque atrás de contra-ataque e a perda de vários gols. 

Não preciso nem comentar da diferença de preparo físico dos jogadores, certo? É melhor nem entrar neste mérito, neste momento.

São nesses lances das partidas que vemos a capacidade técnica dos treinadores. Muricy, por exemplo, mostrou que não conhece nada de conceito do jogo e de táticas, mostrou que está ultrapassado e é limitado ao tentar mudar a forma da equipe atuar na mesma partida.

Tite está anos-luz à sua frente, não tem comparação. Lógico que ele comete erros, mas ele tenta mudar, tenta reverter quando algo não sai como o esperado.

A aula tática só não foi maior porque, individualmente, o Santos ainda tem bons valores que, de vez em quando, acertam o alvo. 

Tite tem se mostrado o menos pior dos nossos técnicos. Não o vanglorio inteiramente porque, algumas vezes, ele é bem teimoso, mas que tem uma filosofia vencedora, isso é inegável.

Enquanto o supercampeão, o vencedor, botou seu time para dar chutão e chuveirinhos na área desde os 20 minutos do 2º tempo, Tite armou sua equipe para jogar com as bolas nos pés e nos erros do adversário. A diferença de qualidade e conhecimento do jogo é acima do normal. 

Muricy deveria ter ombridade e assumir que já não é mais capaz de dirigir um time grande mantendo o jogo da equipe em alto nível. Na verdade, ele é um destruidor de times. Foi assim com São Paulo, Palmeiras, Fluminense e está sendo no Santos. Suas conquistas só aconteceram porque pegou times prontos por outros treinadores. Ele é incapaz de construir algo, de motivar os jogadores ou de mostrar ambição pelas vitórias e conquistas.
Tite, diferentemente, montou, organizou e treinou todo o time do Corinthians e, hoje, colhe os frutos do seu trabalho.

Será que a culpa pela perda do título é mesmo da qualidade dos elenco santista (como bem disse o Muricy Ramalho) ou é da qualidade do treinador que mais uma vez tomou um baile do Tite?

Será que Muricy é humilde a ponto de procurar analisar seus erros e tentar aprender (ou se reciclar)? Duvido.
É por essas e outras que ele tem tido dificuldade para vencer adversários que têm elencos de nível pelo menos semelhante aos do time que treina.

Será que ele vale os R$ 700 mil mensais que o Santos lhe paga?
Pergunte ao Corinthians qual o salário do Tite? Quem está apresentando melhor relação custo-benefício?
Fácil responder, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário