terça-feira, 21 de maio de 2013

Rede Globo x Futebol Brasileiro = Nada a ver!

Mais uma vez a Rede Globo mostra ao Brasil o quanto não está nem aí para o nosso futebol.
Ela compra os direitos de transmissão para NÃO passar os jogos, ou melhor, para passar apenas os jogos que lhe convém.

Por exemplo, quarta-feira, teremos rodada da Copa do Brasil e adivinhem só o que ela passará? Um filme com o Tom Cruise!

Tudo isso porque o seu time predileto, o Corinthians, foi eliminado da Copa Libertadores e não joga neste meio de semana.

Repito o que venho falando há bastante tempo que os clubes brasileiros fizeram a maior burrada ao fecharem os direitos de transmissão dos campeonatos com a Globo.
Tudo bem que ela aumentou os valores de cada um, mas a perda em outros segmentos é gigantesca!
Quem quer patrocinar um clube que não aparece na TV? Quem vai ajudar a bancar contratação de jogador que não terá visibilidade na TV aberta?

Notem que a venda de camisa, produtos do time, aumento de torcedores, entre outros fatores se dá também com a massificação da sua marca.

Os clubes, na verdade, ajudaram o Corinthians a virar um produto da Rede Globo, tal qual a novela, a Ana Maria Braga, Luciano Huck e cia. 

Estão usando o Corinthians apenas com o intuito de se fortalecerem junto ao povo. Escolheram um time de massa para fortalecer sua marca e os demais clubes são cúmplices e caíram nesta estratégia como um bando de otários.

Não peço que a Globo transmita jogo desse ou daquele clube, quero que ela passa os jogos de toda a competição INDISTINTAMENTE, seja de algum clube conhecido seja de outros desconhecidos (de menor expressão). 
É muita sacanagem só passar jogos de um time só.

Por exemplo, o Palmeiras disputou a Libertadores deste ano e quantos jogos do time passaram na TV aberta em rede nacional?
E do Atlético/MG, Fluminense e Grêmio?

Quando eu critiquei os acordos individuais foi justamente por conta disso. Eu tinha certeza que isso iria acontecer.

Quando os clubes fechavam via clube dos 13, eles tinham maior poder de barganha, maior poder de decisão. No individual, a grande maioria perdeu força e, por isso mesmo, está ficando para trás em termos de aporte financeiro e estrutura.

No longo prazo, teremos uma cópia do Campeonato Espanhol com 2 ou 3 clubes muito fortes e um monte de coadjuvantes intermediários. 

Tudo em benefício do futebol brasileiro, certo?
Muito errado! Com o fim da competitividade dos clubes e a polarização de poder financeiro, teremos uma perda considerável de investimentos na base e nossos clubes não terão poder financeiro para trazer ou segurar bons jogadores.
A qualidade dos nossos campeonatos vai piorar ainda mais e não teremos mais futebol de alto nível.
Sinceramente, não consigo entender porque abandonaram a licitação. Será que a proposta da rede TV ou a da TV Record não chegaria nos mesmos valores que são pagos atualmente pelo Globo? Tem certeza?

Por que os clubes não brigaram para incluir uma cláusula que previa um número mínimo de transmissões dos seus jogos AO VIVO para todo o Brasil?
Eles não querem aumentar sua renda e seu número de torcedores?

E a equipe técnica da Globo? É de alto nível? Comentaristas, narradores, repórteres, todos acompanham o dia a dia dos clubes, dos jogadores, sabem como está o futebol lá fora, as táticas, as formas de jogar, de treinar.......

Enquanto tivermos a Globo no comando do calendário dos campeonatos e influenciando todas as decisões que ditam o rumo do nosso futebol não vamos sair da mesmice e da mediocridade que assolou nossos times e jogadores.

É isso que queremos para o nosso futebol?

2 comentários:

  1. Agora tenta colocar esta idéia na cabeça de muitos torcedores, idepedente de clube?

    Essa história começou com o flamengo na decada de 80, parece que a bola da vez agora é o corinthians.

    Mas todo mundo acha normal, o argumento é que por terem mais torcida gerão mais audiência, que isso é recalque ou chororo de torcedor de time pequeno ou de pequena torcida.

    Gostaria de saber aonde que 30% é mais que 70%?
    Só na cabeça desses alienados.

    A verdade é que a rede globo presta um desserviço em todos os segmientos da sociedade.

    Seja politico, cultural, educacional, etc ...

    Não vou me alongar, pois, conforme vou escrevendo a indgnação vai aumentando ...

    Leio sempre seu blog, gosto de seus comentarios e analises, apesar de as vezes não concordar com eles, parabens pelo blog.

    Saudações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wesley,

      Obrigado pelos elogios. Sinta-se livre para criticar quando achar necessário.
      Aqui, o espaço é livre para dizermos o que pensamos. Sempre que quiser, expresse sua opinião.

      Abraço!

      Blog do Helio

      Excluir