domingo, 19 de maio de 2013

O Santos precisa rever seus conceitos

Após a perda do título paulista para o Corinthians, acho que chegou o momento da diretoria do Santos rever seus conceitos.

A desculpa para não mandar embora o seu treinador, Muricy Ramalho, é que a multa rescisória é muito alta. Ok, entendo esta posição, mas quanto o clube perde de faturamento por seu treinador não trabalhar com a base?

Quantos bons jovens valores e de grande potencial de venda o clube corre o risco de perder porque os moleques não têm chance no time principal?
Quanto custa o desenvolvimento de cada um desses meninos? Por quanto pode ser vendido cada um deles, se bem trabalhados no time principal?

Quando contrataram o Muricy, o presidente do clube, Laor, deixou claro que o DNA ofensivo do clube seria mantido. Pois é, estamos em 2013, 2 anos depois, e o que se vê em campo?
Um time medroso, covarde, desentrosado. Não há um padrão de jogo, uma tática definida. O time ataca com poucos jogadores e defende com menos ainda.
Falta criação ao meio campo e maior poder de marcação.

Será que o elenco é ruim? Duvido! É a mesma base do time que encantou o Brasil em 2010. Arouca, Rafael, Léo, Edu Dracena, Durval, Neymar, todos fizeram parte daquele time ofensivo e dinâmico.
O que falta ao clube é um treinador que saiba trabalhar com jovens, que saiba mesclá-los com alguns bons experientes e que saiba organizar e posicionar os jogadores em campo. Potencial o grupo tem, só precisa ser melhor orientado.

O Santos não pode se render e ficar à mercê de um treinador fracassado, teimoso e limitado. O clube precisa e merece mais.

Os altos investimentos nas categorias inferiores têm que ser recompensados e trabalhados na equipe principal. 
Ganhar ou perder faz parte de qualquer esporte. Não se vive só de vitórias e para ser grande e respeitado por todos é preciso saber perder também.
Mas, o que não dá para aceitar é ver um time com um elenco tão bom e tão rico nas categorias de base jogar um futebol tão sofrível com a equipe principal. A diferença técnica e tática entre os 2 é gigantesca.

A diretoria tem que se mexer. Do jeito que está não dá para ficar.

Os milhões que estão sendo desperdiçados porque o técnico não revela mais nenhum jogador são muito mais sentidos que os milhões que serão pagos de multa rescisória.

Agora, deixo aqui uma sugestão, que já dei em posts anteriores, para o clube: Se não quiser pagar a multa rescisória, não precisa mandar o Muricy embora. Basta colocá-lo para treinar nas categorias inferiores, tipo sub-15, por exemplo, e promovam o Claudinei de Oliveira, técnico do sub-20 para o principal. Deem-lhe a chance de aparecer e de mostrar serviço!

Muricy é funcionário do clube e tem que cumprir seu contrato, ponto. Se não concordar, que pegue seu chapeu e vá embora. 

O momento de mostrar atitude é agora. Se esperar mais um pouco, vai correr o risco de rebaixamento no Brasileirão. Depois, não digam que não avisei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário