segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vamos parar com as polêmicas sem sentido?

Agora, a moda é criar polêmica. É impressionante ver como tem comentarista esportivo preparado para lançar uma para tentar aumentar a audiência em seu programa ou em seu site, não?

A bola da vez, para alguns, é questionar a adiantada do Rogério Ceni no pênalti cobrado pelo Alexandre Pato.

Sim, teve gente questionando e falando que o árbitro prejudicou o São Paulo e que o Cássio e o Rafael (goleiro do Santos) também se adiantaram em suas defesas nas penalidades máximas. Querem nomes? Milton Neves, Neto e Avallone, para citar os mais conhecidos.

Sinceramente, temos que desconsiderar qualquer coisa que venha deles. O primeiro vive de merchandising em seu programa e lá ocorre de tudo menos falar de esporte. O programa parece um circo.
Os outros 2 são mais torcedores que comentaristas. Falam e polemizam em cima do que seu coração manda. Não conseguem analisar nada friamente e com lógica.

Eu só queria saber porque NENHUM comentarista esportivo (os mais sérios) se preocupou em explicar a RECOMENDAÇÃO da FIFA que é passada aos árbitros.
Eu já vi diversas matérias sobre o que é considerado como ADIANTAMENTO do goleiro em cobrança de pênaltis. Vi reportagens com árbitros estrangeiros e brasileiros.

A recomendação da FIFA é que SE o goleiro mantiver um dos pés sobre a linha, mesmo que o outro esteja à frente, NÃO é considerado como que se ADIANTOU, ou seja, a cobrança/defesa é válida.

SÓ é recomendado mandar voltar a cobrança se o goleiro tirar os 2 pés da linha do gol.

Agora, revejam as cobranças que foram defendidas pelo Cássio (goleiro do Corinthians), do Rafael (goleiro do Santos) e do Rogério Ceni (São Paulo). 
Notem que os 2 primeiros estão com um dos pés SOBRE A LINHA do gol, portanto, não se adiantaram! Já o Rogério Ceni, quase chega primeiro que o Pato na bola!

Não tem o que discutir. Vejam que estou discutindo tecnicamente e não querendo polemizar.

Por que que o torcedor do São Paulo não questiona as cobranças ridículas de Ganso e Luís Fabiano? Não são os 2 craques do time? Não são eles que ganham um dos maiores salários do elenco? Não são eles que se julgam os donos do time junto com o Rogério Ceni?

Por que um manda a bola na Lua e o outro, que sempre perde pênalti, bate fraco e à meia altura, facilitando a defesa do goleiro, e todo mundo acha normal?

Questionar a arbitragem nestas cobranças de pênaltis é querer achar pelo em ovo. Não houve absolutamente nada de anormal e o Corinthians venceu com justiça.

O torcedor do São Paulo, ao invés de chorar por causa do juiz, deveria cobrar a diretoria sobre a qualidade dos reforços contratados com o dinheiro da venda do Lucas e questionar por que a equipe não consegue se dar bem em mata-mata. Já notaram quantas vezes a equipe foi eliminada neste tipo de competição e em quantas saiu vencedora nos últimos 15 anos?

Acho que é hora de pararmos de dar ouvidos e audiência para algumas pessoas que só pensam na audiência. Temos que brigar para que os comentaristas também evoluam. Sério.

É por dar ouvidos a esse tipo de gente que nosso futebol está tão ruim e fraco. Preferimos discutir arbitragem e lances que não existiram a procurar uma solução técnica e lógica.

Não queremos saber o porquê do nosso futebol estar tão medíocre. Preferimos culpar o Neymar pelo péssimo futebol da seleção, por exemplo. 

Aqui, sempre tem um culpado pelo nosso fracasso. Nós, brasileiros, não gostamos de olhar para o próprio umbigo. Aqui, para alguns, continua sendo o país do futebol.
Enquanto isso, lá fora, os times evoluem, a torcida cobra mais conhecimento dos treinadores, cobra melhor forma de jogo, cobra responsabilidade e profissionalismo dos jogadores.

E aí, vamos ficar achando que o juiz roubou nas penalidades ontem e anteontem? Vamos continuar achando que Santos e Corinthians foram favorecidos pela arbitragem?
Chega não é? Esse papo de que Cássio e Rafael também se adiantaram é conversa para idiotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário