quinta-feira, 2 de maio de 2013

Que lições os clubes brasileiros podem tirar do Borussia Dortmund?

Se analisarmos o momento atual do futebol brasileiro veremos que a grande maioria dos clubes (para não dizer todos) está em situação mais que precária e endividada com jogadores e técnicos extremamente supervalorizados e praticando um futebol de 2ª linha (se não for pior que isso).

Como reverter este quadro desolador?

O que fazer para conseguir aumentar sua arrecadação e montar times fortes e competitivos?

Para descobrir as respostas a estas perguntas basta analisar o clube alemão Borussia Dortmund. 
Sim, o Borussia ganhou a Champions League em 1996/1997 e, logo em seguida, entrou em um caos financeiro que quase o levou à falência no início dos anos 2000. 
O Borussia chegou até a pedir e receber dinheiro emprestado de um de seus rivais, o Bayern Munique.

Então, como o clube fez para se reerguer e voltar às conquistas com um time jovem e de futebol encantador tendo vencido 2 vezes a Bundesliga (seu campeonato nacional) e tendo 1 vice campeonato no mesmo torneio, nos últimos 3 anos e, agora, sendo finalista da Champions League deste ano?

O segredo foi sua completa reestruturação no departamento de futebol.
Como não tinha dinheiro para fazer grandes contratações e para pagar altos salários, o clube investiu pesado no desenvolvimento de suas categorias de base implantando uma nova filosofia de jogo.
Claro que o clube arriscou um pouco com treinadores, por exemplo, apostou em um, Jurgen Klopp, que era relativamente desconhecido, mas que havia levado o pequeno Mainz a disputar algumas finais de competições importantes.

Hoje, o Borussia colhe os frutos desta nova filosofia já que tem um elenco até certo ponto barato e que está muito valorizado no mercado futebolístico tendo seus principais jogadores recebido altas propostas das grandes potências do esporte.

Vejam que o trabalho, como eu já mencionei anteriormente aqui no blog, é feito ao longo dos anos. Não dá para reerguer um clube de um ano para o outro apenas.

Aqui no Brasil, somos imediatistas demais. Queremos tudo para ontem. Isso está errado.
Basta seu time perder um jogo ou jogar mal uma partida para se cobrar a cabeça do técnico ou xingar os jogadores e a diretoria. 
Ninguém pensa na saúde financeira do clube, na sua imagem, na sua força de patrocínio e na filosofia do futebol a ser adotado ao longo do tempo.

Queremos é vencer, queremos títulos, apenas isso. E é justamente por este pensamento "pequeno" que estamos nesse caos total com campeonatos fracos, jogos horríveis, praticando um futebol de baixíssimo nível técnico e de presença de público muito pequena nos estádios.

Venho cobrando insistentemente a evolução dos nossos conceitos. Se não tivermos humildade para ver o que está dando certo lá fora e como fizeram para dar certo, vamos viver dessas mentiras que nos são contadas diariamente por grande parte da mídia sensacionalista brasileira.

O Borussia Dortmund é um exemplo a ser seguido e, porque não, copiado já que além de se recuperar financeiramente, montou uma equipe extremamente competitiva e vencedora, revelou vários ótimos jogadores, implantou uma filosofia de jogo interessante e moderna e, o melhor de tudo, tem a MAIOR média de público do futebol europeu em seus jogos como mandante.
Sabem qual a média?
Mais de 80.000 espectadores por jogo!

Enquanto isso, no Brasil, a mídia brasileira idolatra um clube que fala em um total de 30.000.000 de loucos, o tal bando de loucos, (números obtidos através de uma pesquisa não confirmada por nenhuma instituição séria) que tem uma média inferior a 25.000 por jogo.
Viram a diferença?

Vocês ainda querem continuar com este futebol ultrapassado e degradante?

Eu não e, por isso, escrevo e cobro diariamente melhorias. 
Quero um futebol BRASILEIRO melhor. Não apenas do meu time. Quero uma mudança no geral para que o futebol do nosso país se enriqueça e volte às conquistas e ao domínio do esporte. 
Será que é possível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário