sábado, 25 de maio de 2013

Saída do Neymar. Uma grande perda para o futebol brasileiro

Pelas notícias ventiladas na mídia, Neymar deve mesmo ser vendido para o futebol europeu.
Diferentemente do que muitos "entendidos" afirmam, não acredito que seja só o Santos que perderá um craque de bola já que o futebol brasileiro também ficará órfão de um jogador de alto nível.

Vamos voltar a achar que Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Nilmar, Alexandre Pato, Ganso, Carlos Eduardo, Deco, Fred, Luís Fabiano etc são craques diferenciados e que elevam o nível do nosso futebol.
Tudo enganação. São bons jogadores, mas já na curva descendente da carreira.

Tínhamos uma estrela, um espetáculo em campo e deixamos sair. 
Infelizmente, a torcida é motivada, em grande parte, pelas besteiras ditas pelos comentaristas das TV´s abertas e pelos limitados técnicos nacionais que acreditam que ele deve sair para evoluir.
A desculpa dos treinadores "preparados e experientes" é que ele precisa ir para a Europa para melhorar na seleção brasileira. Que conversa fiada e sem sentido é essa?
Afinal, uma seleção forte se faz com campeonatos nacionais fortes, com times qualificados e jogadores formados desde cedo em seu país.
Olhem só o exemplo da Alemanha e da Espanha que foram e são as potências do futebol mundial neste momento.

Essa é a prova máxima de que o que falo está certo. Que TODOS os nossos treinadores são incompetentes e que são incapazes de conseguir desenvolver um jogador a ponto dele se tornar um dos melhores do mundo de maneira indiscutível.

Acho que as vaias do torcedor brasileiro, as críticas infundadas do pessoal da Globo (que falam que ele é cai cai, encenador, entre outras coisas) e a mediocridade dos nossos dirigentes de clubes e federações cansou o Neymar. Ele está é de saco cheio do Brasil. Não aguenta mais tanta fofoca e tanta besteira falada a seu respeito.

Na verdade, ele está procurando se relacionar com pessoas mais desenvolvidas e evoluídas. Por aqui, só se valoriza o jogador que frequenta o programa do Galvão Bueno ou que dá entrevista exclusiva para a Globo, tal qual fazia Ayrton Senna, Ronaldo Fenômeno e cia. O resto, entra na vala comum.
Nunca vi Neymar fazendo nada disso e, por isso mesmo, ele tem meu respeito.

Não o critico por querer sair, só acho errado. Os impostos na Espanha são altíssimos, seu salário, com certeza, vai diminuir em relação ao que ganha aqui.
Lá, ele vai ser mais um em meio a tantos, aqui, ele é rei. Por onde vai, faz sucesso e é notícia, mesmo quando é criticado ou vaiado.

Os campeonatos que já estavam chatos e monótonos vão ficar ainda mais aguados, sem sal, sem cheiro e sem gosto. Aquela coisa bem sem graça, diga-se de passagem.

Cadê aquele jogador diferente? Cadê a jogada genial, o drible desconcertante, a jogada de efeito?
Quem vai nos proporcionar isso?

Repito o que disse acima, a saída do Neymar não é ruim só para o Santos será também para o futebol brasileiro. Pena.
Depois, não digam que não avisei.

2 comentários:

  1. Hélio,
    Eis minha opinião: Neymar é talentoso, tem grande potencial, mas não é tudo isso que a imprensa pinta e muito menos o que a torcida do Santos acha que ele é. Claro, por ser ídolo, faz parte a idolatria, mas não o acho isso tudo que falam, principalmente porque faz grandes jogos só contra time capenga.
    Neymar para mim é um novo Robinho, e só! Digo o Robinho do início da carreira, não o de hoje, mas é a ele que comparo o Neymar.
    No Barcelona ele vai jogar muito mais bola, principalmente porque a marcação nele será menor e simplesmente terá o Messi enfiando bolas pra ele. Vai pegar um time que o Robinho nunca teve ;-)
    O que o Brasil vai perder é exatamente o que você critica: um jogador que só sabe fazer jogadas individuais (até pelo treinador que tem, concordo) e que finaliza de forma mediana, um garoto que virou mimado da imprensa e dos juizes, um cai cai sem igual.
    Faz lances bonitos, sim faz, mas só é efetivo contra os pequenos! Coisa que você também critica em outros jogadores, o resto, é mágoa de Santista que está perdendo seu ídolo - o que respeito.

    ResponderExcluir
  2. Fala Chicão,

    Concordo com muita coisa que vc falou, mas não vejo o Neymar tão mediano assim. Ele chuta bem com as 2 pernas, tem drible, velocidade e passe.
    Sabe bem todos os fundamentos básicos do futebol. Muito melhor que o Robinho que desde cedo cansava de perder gol por não saber chutar direito.

    O problema, a meu ver, é o esquema tático que não o favorece. O Muricy coloca o time todo atrás e faz o time atacar com apenas 2 ou 3. Assim, ele sempre fica em desvantagem contra os defensores adversários.

    Não é que ele some nos jogos grandes/decisivos, ele é muito prejudicado pelo fraco esquema armado pelo treinador. Daí, tem que ficar tentando arriscar lances de bola parada toda hora para tentar algo diferente.

    Se você assistir os últimos 5 jogos do Santos verá que quando a bola chega ao Neymar ele não tem NINGUÉM ao seu lado ou o ultrapassando para receber de volta. Ou seja, ele fica sem opção tendo que tentar resolver sozinho.
    Desta forma, quando pega uma equipe mais forte na defesa e mais organizada taticamente, como o Corinthians e o Barcelona, por exemplo, ele não aparece.

    Eu não tenho dúvida que ele vai decolar na Espanha. Por isso, não questiono sua decisão de querer ir para o Barcelona, até por ser um time que preza por um futebol ofensivo.

    Minha crítica é com relação à imprensa (principalmente a Globo) que o detonou e fez de tudo para que ele saísse. Nós temos que parar com essa ideia de que jogador precisa sair do país para evoluir. Isso, para mim, é atestado de incompetência!

    O certo é manter jogadores diferentes disputando nossos campeonatos! Temos que ter campeonatos mais fortes e equilibrados e, claro, com MELHOR nível técnico. Enquanto ficarmos aplaudindo Fred, Deco e cia vamos ficar com essa mesmice e vendo nossos melhores times sendo eliminados por equipes medianas em tudo quanto é campeonato importante.

    A solução para o nosso futebol NÃO é exportar os craques, mas sim, desenvolver nossos treinadores para melhorar nossa forma de jogar.

    Grande abraço!!!

    Helio

    ResponderExcluir