terça-feira, 14 de maio de 2013

Antes de cobrarmos convocação de "estrelas", precisamos cobrar um sistema de jogo!

Vi a convocação da seleção brasileira de futebol para a Copa das Confederações e achei a lista normal. 
Poucos nomes surpreenderam e diferiram do esperado.

Mas, não vou aqui ficar questionando esse ou aquele nome como fizeram alguns comentaristas esportivos.
Percebi que houve uma certa cobrança, por parte da imprensa das TV´s abertas, do porquê Kaká e Ronaldinho Gaúcho não estarem na lista do Felipão.
Acho que cada treinador tem seu gosto e sua maneira de desenvolver o raciocínio técnico. Vou respeitar essa decisão do Felipão e vou apoiá-lo.

No entanto, antes de ficarmos falando que esse ou aquele craque deveria estar no grupo seja por experiência, seja por capacidade técnica, temos que cobrar um sistema de jogo definido da equipe.
Há tempos que a seleção brasileira parece um bando em campo. 
Não há um sistema tático, não há entrosamento, não há um sistema de marcação nem uma forma de jogar quando a equipe tem a posse de bola.
Os volantes não sabem onde se posicionar quando a equipe é atacada e nem quando a equipe tem a posse de bola.

Notem que poderíamos ter Messi e Cristiano Ronaldo juntos ao lado do Neymar que, mesmo assim, nossa seleção continuaria fraca e frágil.

No futebol atual, não adianta mais ter craques. Essa dependência solitária não basta, é preciso ter um padrão tático e um sistema de jogo bem treinado.

Para confirmar o que digo, avaliem vários times mundo afora e seus elencos. Por que não questionamos a seleção da Bélgica, da Suíça, do México, o Málaga, o Tottenham, Napoli, por exemplo. Todas equipes medianas na história do futebol, algumas até fracas, mas, quantos craques cada equipe tem em seu elenco? 
1 ou 2, no máximo, certo?
Agora, vejam a forma de jogar. Todas jogam um futebol competitivo e encaram times mais fortes de igual para igual. Dificilmente, você vê alguma dessas equipes levando um vareio de bola ou sendo massacrada.

Para comparar, avaliem o elenco do Santos que conta com Neymar e Montillo. Além deles, tem o goleiro Rafael e Arouca que são jogadores selecionáveis. Para o futebol brasileiro, é um elenco até certo ponto estrelado, certo?
E qual a forma de jogar do time? Dá show? Os craques resolvem a todo momento?
Quando se assiste a seus jogos não fica a sensação de que está faltando algo no CONJUNTO?

Pois é, é isso que estou cobrando da seleção brasileira! CONJUNTO, ENTROSAMENTO, TREINAMENTO!
Se não tivermos isso, pode fazer Pelé, Garrincha e cia, no auge da sua forma, e colocá-los para jogar que não vai ganhar.

Temos que cobrar a evolução do futebol da "equipe" e não questionar esse ou aquele jogador.

Quem procura o 9, o 8, o 10 está desatualizado e tenderá ao fracasso no médio prazo. Não existe mais o jogador da camisa. Existe sim, aquele que se destaca no coletivo, que faz a diferença em benefício do conjunto.

Enquanto cobrarmos convocações de Ronaldinho Gaúcho (que já não é tão craque quanto antes) e Kaká (que nunca foi um craque que decidisse nos momentos decisivos na Seleção Brasileira) vamos continuar estacionados no tempo.

Ainda dá tempo para montar a equipe e brigar por título da Copa do Mundo, agora, para conseguir esse objetivo, será preciso uma mudança rápida e radical na maneira de vermos e acompanharmos o futebol. Isso envolve todos, inclusive e principalmente, a imprensa esportiva brasileira.

Já falei e repito, temos que cobrar mudança na qualidade do futebol do time, não esse ou aquele jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário