sábado, 4 de maio de 2013

Um dia com os MENINOS DA VILA

Resolvi conferir "in loco" como é feito o trabalho de preparação dos meninos das categorias de um dos clubes mais famosos por revelar bons valores do futebol brasileiro. Fui acompanhar o treino no CT dos MENINOS DA VILA (Santos).
Achei a estrutura bem legal, campos bem conservados e vários "moleques" de todas as idades, inclusive meninas.

Optei por ver como é o trabalho na 1ª categoria, aquela que é o início de tudo, a "BABYFOOT", que é para jovens de 3 a 6 anos.

Essa fase, para mim, é a principal uma vez que é onde se aprende e se guarda os valores e os fundamentos do jogo. Se começar errado, vai terminar errado, ou seja, vai chegar ao profissional com muitos defeitos técnicos.


O que gostei de ver, além do ambiente extremamente agradável, foi o desempenho e a desenvoltura dos garotos. Não havia um sequer que ficasse perdido ou solto no campo. Todos desenvolveram e participaram das atividades tanto físicas quanto técnicas.

No dia de hoje, por exemplo, o técnico focou em treinamento de fundamentos. Treinou deslocamentos driblando cones com chutes a gol, cobrança de pênaltis e duelos individuais até o chute ao gol.
Notem que não estamos falando de categorias mirins, mas sim, da iniciante.
É por isso mesmo que gostei do que vi. O pessoal aprende desde cedo a ter disciplina e a ter gosto por atividades físicas em geral.

Detectei apenas um problema por todo o dia que, a meu ver, é bem importante. 
No treino de drible de cones e chute a gol, quando a atividade foi desenvolvida no lado esquerdo do campo, ou seja, no final da corrida o chute tinha que ser feito com a perna esquerda, TODOS os meninos destros ficaram tortos e forçaram o chute com a perna direita. NENHUM ao menos tentou chutar com a esquerda!
É claro que isso é instintivo e mais que normal, ainda mais nessa idade, mas o problema está no treinador que NÃO forçou a correção! 
O correto era ele parar a jogada e mandar o menino que ficou torto e chutou com a direita voltar e repetir o movimento só que com a perna esquerda. Não tenho a menor dúvida que o menino teria grande dificuldade para acertar o movimento e para dar um chute certeiro, mas afinal, para que serve o treinamento? Não é para correções e desenvolvimento técnico?
Este tipo de insistência é que serve para quebrar o mau hábito de só querer chutar a gol com sua perna boa. A "ruim", se não treinada exaustivamente, será, no futuro, usada apenas para dar apoio à outra perna. É esse tipo de jogador que queremos ver em campo no futuro?

Se esse tipo de erro ocorre na base de um clube famoso por revelar bons jogadores, imagine como é nas demais escolas de futebol espalhadas no país afora.

Agora, começamos a entender porque temos tantos jogadores "grossos" ou deficientes entre nossos profissionais e o porquê da queda de nível da suas qualidades técnicas.

Notem que não estou criticando o clube de maneira a depreciar sua estrutura técnica, muito pelo contrário, procuro aqui fazer críticas construtivas para a melhoria do trabalho como um todo. 

Repito, a estrutura que encontrei para o treinamento dos meninos é muito boa!


De toda forma, acho válido que a CBF juntamente com todas as federações e clubes de futebol do país se reúnam para discutir sobre técnicas de treinamento, desenvolvimento e acompanhamento dos nossos jovens valores. 

Não dá para aceitar que os jogadores cresçam com "defeitos de fábrica" e sem correção.

Na verdade, eles já crescem mimados. O conserto dos "defeitos" tem que ser feito no início, entre os 3 e 8 anos de idade. Não dá para esperar chegar no profissional para querermos corrigí-los. Depois, fica difícil.

O futebol brasileiro precisa mudar e precisa evoluir. Ainda tenho esperança de que algum clube seja humilde o suficiente e procure mandar alguns de seus treinadores da base para fora, especialmente Europa, para fazer cursos e aprender técnicas diferentes e modernas de treinamento. 
O problema é saber quando isso acontecerá!

Repito que gostei demais do que vi na estrutura dos MENINOS da VILA e da iniciativa do Santos em espalhar estes CT´s por todo o Brasil. É dessa forma que se fortalece uma marca e alavanca o número de torcedores, ainda mais os "meninos e meninas" de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário