quinta-feira, 9 de maio de 2013

Atlético/MG massacra o São Paulo e avança na Libertadores 2013

Ontem, assistimos a um massacre do Atlético/MG contra o São Paulo.
A diferença técnica e física foi absurda. Enquanto o galo entrou a 1.000 Km/h, o tricolor entrou a 50.
A velocidade e a intensidade do jogo fizeram a diferença no confronto.

É interessante confirmar o que venho dizendo há bastante tempo, mas alguns jornalistas esportivos, os "entendidos", teimam em fazer vista grossa ou deixam passar por não entenderem mesmo de tática e/ou conceito de futebol. 

Na partida de ontem, o São Paulo entrou com um grave problema defensivo. Não pelos desfalques ou contusões, mas pelo time que foi a campo ser leve e com jogadores descomprometidos com a marcação. Deixe-me ser mais claro. 

Você vai jogar contra uma equipe que está há mais de 1 ano invicto em casa e que usa e abusa da velocidade para atacar. O normal, é você ter menos a posse de bola e jogar mais nos contra-ataques, certo?
Qual foi a formação utilizada pelo São Paulo no jogo?

O São Paulo iniciou o confronto com Ganso e Jadson no meio campo e Luís Fabiano no ataque. Notaram a falha?
Os 3 não ajudam na marcação e Ganso e Luís Fabiano não têm a necessária movimentação para correr nos contra-ataques, ou seja, o time ficou frágil na marcação, não conseguia roubar as bolas do Atlético/MG e ficou muito fraco no ataque já que não tinha a posse de bola e, mesmo quando a tinha, não conseguia desenvolver a jogada por seus jogadores já estarem marcados. A marcação adversária foi muito facilitada pela lentidão destes jogadores.

Enfim, o São Paulo foi uma equipe inútil em campo que viu seu adversário jogar e atacar. 
Na verdade, seus jogadores foram espectadores privilegiados da partida que se tivesse um placar mais dilatado do que foi, não seria nenhum exagero. 
Os 4 x 1 saíram barato para o time paulista já que o Atlético ainda mandou 2 bolas na trave e perdeu 2 gols incríveis no 1º tempo.

Fica aqui a lição para o futebol brasileiro em geral. Nossos treinadores (e grande parte da imprensa) não têm o conceito do jogo. A leitura da partida é feita tardiamente e a solução encontrada, na maioria das vezes, é inútil e ineficaz.

O Atlético/MG segue vivo e forte na competição. Repito que, para mim, Atlético/MG, Velez Sarsfield e Corinthians são os 3 favoritos ao título do torneio.

Ao São Paulo resta se reestruturar internamente e arrumar a equipe que está bastante desbalanceada. Não adianta ter "medalhões" que não se encaixam no perfil do futebol moderno. É jogar dinheiro fora.

O futebol mudou, evoluiu. Só não vê quem não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário