sábado, 29 de junho de 2013

Técnico bom faz bastante diferença!!

Ainda tem gente que insiste em falar em montar elencos caros. 
Ainda tem gente que gosta de gastar milhões e milhões em estrelas para o grupo.
Claro que ter uma ou 2 estrelas ajudam na qualidade do elenco, afinal, geralmente, são eles quem decidem os jogos nos momentos mais importantes e decisivos. Porém, de nada adiantará ter destaques ou craques se você não tiver um treinador de ponta que conheça o grupo, saiba montar estratégias de acordo com o adversário e que dê treinamentos de qualidade.

O que Cesare Prandelli fez no último jogo da seleção da Itália foi de tirar o chapéu. Merece nossos elogios e respeito.
A Itália enfrentou de igual para igual a Espanha. Foi melhor que a atual campeã do mundo por vários momentos do jogo. E por que?
Porque o treinador mudou a forma de jogar da sua equipe. Alterou a formação, mexeu na escalação e TREINOU uma forma de anular a posse de bola espanhola.

Técnico bom é assim. Irrequieto, perfeccionista, batalhador, estrategista. Técnico bom não aceita a derrota com antecipação e não fica falando que não tem jeito.
Ele procura soluções, arrisca, treina, tenta. Prandelli arriscou no jogo e se deu bem. Uma pena que perdeu nas penalidades, mas o jogo italiano em si foi de altíssimo nível.

Não é à toa que a Espanha teve bem menos posse de bola que o habitual na partida. A Itália foi a campo com 3 zagueiros e 6 jogadores no meio de campo. A equipe pressionou a Espanha desde o campo de ataque. Não deixou a seleção espanhola tocar a bola no seu campo. Marcou pressão na saída de bola no seu campo de ataque e congestionou o meio de campo.

Será que o Muricy Ramalho assistiu ao jogo? Logo ele que se diz um estudioso do futebol e que assiste a tudo?
Não foi ele quem disse que era impossível bater e marcar o Barcelona? Era impossível ou faltava qualidade técnica a ele?

Pergunte ao Bayern de Munique a respeito. Pergunte à seleção italiana.

Tudo é possível em qualquer esporte desde que haja qualidade técnica, tática e uma boa estratégia.

Para quem ainda acha que não é preciso técnico de qualidade, mas somente um elenco forte, é melhor pensar em mudar de opinião.

É por essas e outras que insisto que o Santos, por exemplo, precisa contratar um treinador de qualidade "estrangeiro" e que o time não precisa de tantos reforços quanto dizem. 
O que estava faltando ao grupo era um técnico de qualidade já que o Muricy não soube trabalhar com o que tinha nas mãos. Perdeu tempo e dinheiro no período.

Parabéns ao Cesare Prandelli pela aula tática e pelo show de conhecimento estratégico do futebol. Gostei muito do que vi e das atitudes que ele tomou junto ao grupo. 
Perdeu, é verdade, mas mostrou ao mundo que tudo é possível quando se tem conhecimento correto e treinamento de qualidade. Basta acreditar e colocar em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário