terça-feira, 25 de junho de 2013

Por que o Brasil é favorito contra o Uruguai?

Tenho visto notícias, matérias e reportagens falando sobre o tal favoritismo do Brasil ante o Uruguai na semifinal da Copa das Confederações.
Não entendo por que uma vez que a única vantagem da nossa seleção é o fato de jogar em casa perante a sua torcida. Se isso influenciar no resultado do jogo, então, o Brasil pode sim ser favorito.

Agora, qual a qualidade do nosso futebol?
Quem o Brasil venceu e como venceu na competição para ser considerado favorito no confronto? Japão? México? O time misto da Itália? São seleções de ponta e renomados no futebol mundial, certo?

É impressionante ver como a imprensa brasileira é imediatista. Com raras exceções, todo mundo voltou a elogiar, a falar que o time tem um padrão tático definido, que seus jogadores têm feito boas atuações, que Fred é um goleador nato, que o antes bastante criticado Neymar agora é um monstro decisivo e que Felipão voltou a montar a tal "família Scolari".

Muitos podem me criticar, mas confesso que não vi tanta mudança e tanta evolução no futebol da seleção quanto dizem. 
Ainda acho que nosso time marca mal, faz muitas faltas desnecessárias justamente por seus jogadores não saberem marcar, os atacantes dão pouco combate quando o time não tem a posse de bola e os jogadores de defesa ajudam pouco nas jogadas ofensivas. A equipe ainda é muito lenta e mantém a posse de bola, insistentemente, no campo de defesa, ou seja, é uma posse de bola ilusória. Tocar bola de um lado para outro na defesa nunca levou nada a lugar nenhum, só ajuda o time a não tomar gol. 
O Brasil só pressiona nos inícios de cada tempo. Aí sim o time marca pressão e sufoca o adversário, mas passados 10, 15 minutos de jogo, volta à mesmice e ao toque lateral. Pouco para quem conta com jogadores jovens e de bom potencial técnico.

A seleção do Uruguai, mesmo indo mal nas eliminatórias para a Copa do Mundo, é um time mais pronto, mais formado e mais entrosado. Conta com jogadores experientes e acostumados a decisões. Tanto isso é verdade que muitos dos que compõem o seu elenco jogam, ou jogaram até bem pouco tempo atrás, nas principais equipes do futebol mundial.
Também acho a marcação uruguaia melhor que a nossa e eles são mais acostumados a partidas catimbadas e decisivas.

Será que o Brasil é tão favorito quanto andam dizendo? Para o Galvão Bueno e os entendidos da Globo, o Brasil já está na final. 

Eu, particularmente, teria mais cuidado em fazer essa afirmação. Como disse acima, a meu ver, a vantagem brasileira é só por jogar em casa, futebol por futebol, ainda creio que o do Uruguai está melhor mesmo que sua fase não seja tão boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário