domingo, 30 de junho de 2013

Felipão ensina Muricy Ramalho como se bate um favorito e Brasil é Campeão da Copa das Confederações 2013!!!

Era missão impossível o Santos vencer o Barcelona, Muricy? 
E o Brasil vencer a Espanha, não era também?
E por que os resultados foram tão diferentes?
Simplesmente por que o Brasil tem um treinador que sabe motivar e pilhar o grupo para alcançar um objetivo.

E olha que houve várias falhas no percalço. O Brasil melhorou em alguns pontos, mas ainda deixa a desejar em outros.
No entanto, Felipão soube se aproveitar do fator casa, fechou o grupo, analisou cada adversário e montou o time para jogar de maneira agressiva e muito aguerrida, especialmente na final contra a forte Espanha.

Em nenhum momento vimos Felipão sentado no banco de reservas de braços cruzados e com cara de bunda. Ele gesticulou, orientou, jogou junto com o time. Não aceitou a derrota por antecipação.
Isso faz uma diferença gigantesca na mentalidade e na motivação dos seus subordinados.

Felipão foi inteligente já que soube armar o time para anular a posse de bola espanhola, tal qual fez a Itália nesta mesma copa das confederações e o Bayern contra o Barcelona na Champions League deste ano.

Os meias marcaram adiantados e junto aos atacantes na saída de bola adversária. E, desta vez, o time não fez isso só por 15 minutos, fez o jogo todo.

Arrisco a dizer que a Espanha não esperava esta postura brasileira tanto que demoraram para entrar no jogo e equilibrar as ações.
O Brasil teve o controle total do jogo durante os 90 minutos. A vitória foi merecida e tenho que admitir que, hoje, Tiago Silva fez uma ótima partida. Eu sempre o critiquei e continuarei criticando quando ver que jogou mal, mas tenho que aceitar que ele foi muito bem tanto na cobertura quanto no combate com os atacantes adversários no jogo de hoje.

Na verdade, com exceção do Oscar, que mais uma vez sumiu do jogo, o time todo foi bem.

Agora, convenhamos, o Brasil também teve sorte de campeão já que a David Luiz salvou um gol em cima da linha da Espanha (que seria o do empate) e eles ainda perderam um pênalti! Não entendi quem foi que deixou o Sérgio Ramos bater a penalidade tendo Xavi e Iniesta no jogo. É algo inexplicável para uma equipe que se julga tão forte e competente.

Quero deixar claro que não minimizo o título brasileiro. Só estou acrescentando que além de jogar bem o Brasil teve sorte de campeão! Principalmente no lance do David Luiz. Se a bola entrasse, a história do jogo poderia ter sido muito diferente já que a pressão viraria toda para nós.

Não estou contente pelo título em si, mas sim pela forma que a equipe atuou nesta final. Jogou como time grande, sem medo e com muita movimentação ofensiva e defensiva.
O Brasil, taticamente, foi perfeito em campo! Hoje sim vimos EVOLUÇÃO tática e técnica coisa que não estávamos vendo na competição!

Parabéns ao Brasil por mais essa conquista! Parabéns ao Felipão por mostrar que ninguém é imbatível no futebol!!

Agora, cá entre nós, será que vamos conseguir quebrar o tabu de time que ganha a Copa das Confederações não ganha Copa do Mundo no ano seguinte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário