quarta-feira, 5 de junho de 2013

Por que o Santos não coloca o Léo como assistente técnico do Claudinei?

Assisti ao jogo Criciúma x Santos, hoje, e não me surpreendi com o resultado. A derrota era mais que esperada já que previ que quando o Muricy saísse do comando do grupo sua herança seria um grupo destruído, sem conjunto e sem nenhum entrosamento tático.

A meu ver, o Claudinei Oliveira tem um grande dilema para resolver já que os veteranos do elenco ainda não confiam em seu potencial e ele não tem como cobrar os garotos nesse momento já que eles nem vinham sendo aproveitados pelo seu antecessor. Que culpa eles têm pelo mal momento do time?

Eu tenho sérias dúvidas sobre o caráter do Edu Dracena. Não confio nele e acho que o jogador tem feito panelinhas dividindo o elenco. Na verdade, nenhum grupo sobrevive com paneleiros. Não pode ter divisões no grupo ainda mais gente que boicota outros para que exerça domínio e comando. Acho esse tipo de liderança muito prejudicial ao grupo.
Deu para notar, em 3 ataques do Criciúma, uma certa má vontade do defensor e um certo corpo mole. Reparem como ele não ganhou uma disputa na bola aérea e não soube dar combate quando ia para as divididas com os adversários. Sinceramente, achei muito estranha a sua postura e a diretoria tem que cobrá-lo sobre tudo que vem ocorrendo no grupo.
Não se assustem se alguém soltar o verbo contra esse cidadão.

Deixo aqui uma sugestão ao Santos Futebol Clube. Se a sua intenção é manter o Claudinei até que se acerte com outro treinador, o Bielsa, por exemplo, por que não chama o Léo para compor a comissão técnica do time?
Ele tem história no clube, tem moral com a diretoria e com o grupo e pode cobrar com mais ênfase os jogadores em termos de resultados.
Além disso, elimina um problema grave na lateral esquerda do time que é uma verdadeira avenida.
Talvez, o Claudinei não esteja querendo se indispor com os veteranos do grupo e isso é um outro grave problema já que um técnico de futebol sem ascendência sobre o grupo é o mesmo que nada.

Não tem como explicar escalar Léo, Durval e Dracena em um jogo fora de casa contra um time que tem jogadores rápidos e que exploram a velocidade nos contra-ataques. Ou o técnico é fraco (coisa que não acredito) ou não quer se indispor com os líderes do elenco, então, por que não trazer um deles para sua comissão e colocá-lo para cobrar os mais velhos da sua responsabilidade nos resultados?

Outro problema é que acho que a diretoria do Santos tem que se posicionar com mais rapidez em certas decisões. Demorou demais para mandar o Muricy embora. Na verdade, errou ao renovar com ele no ano passado quando o time já apresentava um futebol sofrível e sem conjunto. A reformulação do grupo era para ter sido feita ano passado antes mesmo do término do Brasileirão quando o time já não tinha mais chances de disputar nada.

Se continuar do jeito que está a chance de queimar os garotos é grande como é grande também a possibilidade do time brigar por muito tempo para sair da zona do rebaixamento.
A sorte do Santos é que o campeonato parará para a disputa da Copa das Confederações, assim, o técnico terá cerca de 30 dias para trabalhar sua filosofia, implantar seu sistema tático com o grupo e para implantar sua filosofia.

Será que o Santos aceitará essa minha sugestão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário