quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os times paulistas estão mal neste início de Brasileirão

Não adianta se iludir com a colocação deste ou daquele clube paulista, a realidade é que todos os clubes paulistas estão fracos e desorganizados.
Mesmo o Corinthians que vinha impressionando com sua boa forma de jogar não está bem. 
A marcação pressão no campo ofensivo não existe mais por muito tempo, seus laterais não aguentam mais o ritmo forte do jogo, ou seja, eles não vão e voltam com a mesma eficiência.
Seu meio de campo não marca com tanta intensidade e seus atacantes também não têm ajudado a defesa. Desta forma, a equipe passou a tomar muitos gols bobos que têm dificultado demais a obtenção de vitórias pelo time. Na verdade, não vi 2 partidas boas do Corinthians no ano, só o 1º tempo da final contra o Santos e o 1º tempo do jogo contra o Cruzeiro, na última rodada do brasileirão.

São Paulo e Santos estão uma bagunça só. Os 2 clubes vivem com pressões e brigas internas por conta dos seus treinadores, seus times têm defesas bastante vulneráveis e há carência de atacantes de qualidade. Quando digo, falta de qualidade não quer dizer que há atacante desconhecido. O São Paulo está pagando um preço muito caro por repatriar o Luís Fabiano que mais atrapalha que ajuda. Fazer gol em times pequenos ou em jogos fáceis qualquer um faz, não é preciso pagar cerca de R$ 500 mil mensais para ele fazer isso. Quero vê-lo fazendo gols em decisões, em clássicos e em jogos importantes.

Lusa e Ponte Preta lutarão para sobreviver e não serem rebaixados. 
A Ponte é mais estruturada, mas não tem time para almejar nada de diferente.
Tem bom conjunto, joga bem em casa, seu treinador tem feito um bom papel, mas nada de especial para se candidatar a uma Libertadores, por exemplo.
A Portuguesa vai lutar seriamente para não cair. Só. Não tem nada que funcione no clube há muito tempo e há uma pressão muito forte para trocar a diretoria. Clube em ebulição administrativa reflete em mau futebol no campo. Duvido que consiga se manter na 1ª divisão este ano.

O engraçado é ver essas situações em clubes que até pouco tempo atrás eram tidos como exemplo de gestão e de organização financeira. Todos brigavam por títulos, tinham estrelas no elenco e disputavam aumentos de receitas, patrocinadores etc. 
Agora, acho que precisam mudar sua forma de pensar.

Não dá para o Corinthians ter tantos veteranos no elenco ou jogadores que vieram machucados e com problemas físicos. É muita despesa para pouco retorno, seja em títulos seja em finanças. Ano passado deu sorte por não ter tido ninguém machucado. Neste ano, veja o reflexo que isso deu no trabalho coletivo já que o futebol do ano passado sumiu.

O mesmo se aplica ao Santos que, na verdade, demorou demais para trocar seu treinador e se preparar para a saída do seu principal jogador, Neymar. Tanta demora reflete na baderna que virou o time em campo. Se não ficar esperto, cai. É bom a diretoria agir mais rápido. As decisões do seu colegiado são tão lentas que parece que ninguém tem poder de decisão ou que têm dúvidas demais que não conseguem resolver. Isso é sinal de competência ou de falta de conhecimento do esporte? Que clube sobreviveu e ganhou título importante tendo uma gestão tão morosa?

O São Paulo não se acerta porque sua diretoria é ultrapassada e seu presidente só faz lambança. Desta forma, a gerência de futebol fica perdida e à deriva. 
O clube carece de melhores jogadores. Tem muita gente ganhando demais para pouco retorno em vitórias e títulos. Isso sem contar nos veteranos e em fim de carreira como Rogério Ceni e Lúcio que já não jogam em alto nível há um bom tempo e são titulares absolutos.
Que adversário não quer enfrentá-los? Eles são reforços para os oponentes, não para o time.
Cadê a base que sempre revelou bons valores? Ademilson, Rodrigo Caio? Nenhum deles mostrou segurança, eu ainda não apostaria neles.
Quem vai resolver então? Ganso que estava machucado de novo?

Será que os paulistas vão conseguir a proeza de não ter nenhum representante brigando por título neste ano?
Siceramente, acho que não. O Corinthians tem tudo para reagir a tempo e, dentre todos os citados, é o mais organizado taticamente e o que tem problemas mais fáceis para resolver. Agora, se vai conseguir e se vai ser competente para tanto, é outra história.

O futebol paulista precisa evoluir tanto em relação à gestão quanto a forma de jogar. 
O seu campeonato regional é fraco e muito desnivelado. Não há uma boa competição, não há uma inovação técnica, não há nada de novo há um bom tempo. Se continuar assim, não conseguirá jogar em alto nível contra as grandes forças do futebol mundial. 
Já está caindo de produção e qualidade, só não vê quem não quer.
Será que os dirigentes dos clubes e da FPF estão se espelhando na Federação do RJ que tem um campeonato falido e fracassado há mais de uma década? 
Olhem os frutos que os clubes vem colhendo, todos em situação financeira lastimável, sem credibilidade na praça, com salários atrasados e pouco expressão internacional.
É isso que querem para o seu futuro? Eu acho que já passou da hora de agir.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário