segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bielsa não vem mais, e agora?

O Santos desistiu da contratação do treinador argentino Marcelo Bielsa.
Não vou entrar no mérito da negociação e o que pode ser que tenha dado errado. Ninguém, na verdade, sabe o que houve e quais os reais motivos para a desistência do clube brasileiro, então, não sou eu quem vai especular a respeito.

O que eu quero saber é qual será a postura do time santista daqui pra frente. Qual o seu planejamento?
Vai tentar outro treinador, quem?
E reforços, qual será a linha de trabalho do clube?

Na minha opinião, o Santos deveria insistir na contratação de um técnico estrangeiro. Há vários nomes de alto nível que podem fazer um bom trabalho à frente do atual elenco santista e que poderia acrescentar muita coisa à nossa mentalidade futebolística. Exemplos? 
Ricardo Gareca, Gerardo Martino, José Pekerman e Jorge Sampaoli. Todos, infelizmente, empregados, porém, com salários infinitamente menores que os pagos aqui no país. Portanto, é possível negociar e tentar contratá-los.

Se for para o Santos contratar algum técnico brasileiro que seja o Alexandre Gallo. Não vejo outro com nome, grife ou competência para assumir a equipe neste momento e ele é o único que apresentou alguma coisa produtiva no ano passado contando com um grupo muito limitado. Seu clube, o Náutico, deu show em várias partidas em casa e soube se impor frente a adversários muito mais fortes tecnicamente e muito mais ricos financeiramente. Isso mostra aquilo que venho dizendo há um certo tempo que o Santos não precisa de tantos reforços quanto cobram, mas sim, de um treinador que faça a equipe jogar em conjunto e de forma mais organizada taticamente.

No Brasil, os técnicos são supervalorizados! Ganham demais para não fazerem nada de especial. 
Para que contratar Dorival Jr. por cerca de R$ 500 mil mensais? Ou Celso Roth por R$ 400 mil ou Leão que sempre briga com alguém para sair brigado e ficar com a multa rescisória e por aí vai.
Não vale a pena! Se é para o clube não contratar um estrangeiro que arrisque por mais algum tempo com o Claudinei Oliveira mesmo que é mais barato e conhece os jovens da base do clube. E, invista em reforços pontuais para suprir graves deficiências no grupo como 2 laterais, 1 meia criativo e, talvez, 1 atacante matador. Só. O Santos não precisa de muito mais.

O segredo é focar no entrosamento dos jogadores da base, mesclá-los com os experientes do grupo e botá-los para correr muito em todos os jogos. 
Contratar técnico daqui por contratar é rasgar dinheiro. Não vale o investimento.
Ou traz algo novo e para melhorar o futuro do futebol do clube ou deixa tudo como está e aposta nos jovens valores.

Infelizmente, essa desistência do clube com o Bielsa fez mal ao futebol brasileiro como um todo, não só ao Santos.
Tomara que o time da baixada consiga algum destes que sugeri acima. Todos têm capacidade técnica e conceitos suficientes para mostrar ao país o quanto estamos atrasados com relação a conceito de futebol.

Agora, será que o tal comitê gestor está pensando da mesma maneira? 
Quando será que vão tomar alguma decisão?
Ou melhor, quando será que tomarão atitudes com mais velocidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário