segunda-feira, 10 de junho de 2013

Falem o que quiser, mas a Seleção Brasileira não jogou bem!

Discordo de quem fala que a seleção brasileira de futebol evoluiu.
Não, ela não evoluiu. Quem viu a partida inteira pôde notar que uma seleção (Brasil) jogou como se fosse um jogo decisivo e a outra (França) jogou em ritmo de treino/amistoso. 

A seleção canarinho chutou menos a gol do que vinha chutando, foi uma equipe extremamente lenta, tocou demais a bola no campo de defesa e jogou espaçada em campo.
Esse problema, inclusive, é crônico nos times brasileiros. Não há uma compactação entre os setores das equipes que, com exceção do Corinthians, costumam deixar um buraco entre meio campo e defesa. E olhem que não é sempre que o Corinthians consegue ser um time compacto, diga-se de passagem.

Também acho que a seleção está mal posicionada em campo. Neymar fica perdido jogando pelo meio e, por vezes, pega a bola de costas para o gol adversário. Essa não é nem nunca vai ser a melhor posição para o jogador. Por que os treinadores, quando chegam á seleção, não procuram colocar os jogadores para jogar onde são melhores?
Por que não fazer o Neymar jogar como se destacou no Santos e criar um esquema de jogo para jogar em função dele ou deste esquema?
Neymar é um jogador mais vertical, agressivo e objetivo. Não é para fazer pivô, por exemplo.
Na verdade, ele precisa de alguém leve, rápido e habilidoso, assim como ele, para tabelar e criar as jogadas. Não adianta nada colocar Hernanes ou qualquer outro volante para encostar e tabelar. Lucas, talvez, seja o mais próximo disso, mas mesmo assim, sua deficiência ofensiva (o jogador não sabe fazer gols) pode facilitar demais para as defesas adversárias.

O Brasil só melhorou no final do jogo quando a França já estava com seu físico bem acabado. Na verdade, achei a seleção europeia melhor que a brasileira por boa parte do jogo.
Felipão vai ter trabalho já que o time não carece apenas de um melhor sistema defensivo, ofensivamente também está tudo errado. Fred, em jogos mais pegados e disputados some. Ele, aliás, não vai conseguir pegar na bola já que sua mobilidade é péssima.

Então, antes de analisar sobre somente o resultado, digo com toda a certeza que o Brasil não fez um bom amistoso.
Ganhou, é verdade, mas não quer dizer que jogou bem e sim, que foi o MENOS pior em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário