domingo, 23 de junho de 2013

Creditar a vitória sobre a Itália na conta do Fred é piada de mau gosto!

As manchetes dos principais jornais nacionais só podem estar fazendo graça com o público esportivo.
Não consigo acreditar que estão creditando a vitória brasileira, ontem, sobre a Itália, na conta do Fred.

Não foi um meio que afirmou isso, basta acessar o twitter para ver que os mais diferentes canais esportivos estão afirmando que o Fred despertou, que ele é "o cara", que Felipão sempre acreditou no seu futebol e que conversou com ele em particular, que Fred decidiu o jogo, entre outras coisas mais.

Infelizmente, para a imprensa brasileira, se o jogador faz 2 gols no mesmo jogo é craque, é gênio, tem que ser titular absoluto da seleção e pronto.
Ninguém analisa o jogo como um todo. Ninguém avalia o desempenho geral e coletivo do jogador. Veem ou somente se importam com o lance do gol ou com aquela jogada de efeito.
O esportista pode perder uns 10 gols cara a cara, mas se fizer 2 é craque e titular indiscutível.

Até quando vamos aturar tudo isso? Até quando vamos endeusar os medíocres e comuns achando que eles são a solução dos nossos problemas?

Fred, ontem, fez uma partida razoável. Não conseguia dominar uma bola sequer. Não tocou, não fez pivô, não ganhou uma dividida contra os defensores italianos (até o momento do gol).
Alguns podem me falar que a função do centroavante é fazer gols e é só isso que importa. Porém, eu lhes digo que esta é apenas UMA das suas funções em campo. Quem acompanha futebol há bastante tempo pode ver que o esporte evoluiu e os jogadores, hoje, têm que se adaptar a mais funções em campo. Eles têm que se desdobrar e participar mais das ações tanto no ataque quanto na defesa.

Tudo bem que Fred foi oportunista e fez 2 gols, não questiono isso, mas dizer que o Brasil venceu por que ele despertou é o absurdo dos absurdos.
Atacante de alto nível no futebol atual se desloca em campo, cai para os lados, recua para buscar jogo, dá combate na saída de bola adversária, chuta a gol, cabeceia, divide com os zagueiros, ajuda nos escanteios quando seu time é atacado, enfim, participa ativamente do jogo, além, é claro, de fazer gols.

Infelizmente, Fred não faz nem 10% disso que falei acima e endeusá-lo é o maior erro da nossa imprensa esportiva e da torcida brasileira. Ele mais atrapalha que ajuda a equipe, só não vê quem não quer.

O pior é que esse pecado já foi cometido no passado e nós sabemos bem o seu resultado.
Valdir Peres foi o titular do gol da seleção brasileira em alguns amistosos antes da Copa de 82 e fechou o gol. Pegou tudo em jogos contra adversários de peso. A imprensa o endeusou e acreditou que tínhamos um novo camisa 1 para dar segurança ao time. Só se esqueceram que tínhamos outros goleiros com até mais tarimba e confiança que ele. Deu no que deu.
Frangos, falhas bizarras e uma atuação vexatória na Copa de 82.
E a Copa de 2010 que jogamos com Luís Fabiano como centroavante titular? Deu no que deu de novo.
Será que a história se repetirá com Fred?

O duro é ver que mudam-se os treinadores, mudam-se os perfis e o estilo de jogo de cada um, mas a insistência com o errado continua.
Acho que o Fred pode fazer parte do grupo já que tem experiência e sabe fazer gols. O que critico é a sua titularidade indiscutível. Parece que estão tentando de tudo para valorizá-lo. Será que a Unimed pediu? Ou o Fluminense?
Não entendo o porquê de tudo isso, de toda forma, não é por que fez 2 gols que vou elogiá-lo.
Ele fez uma partida bastante razoável, apenas isso. Nada de confetes para ele. Hoje não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário