quarta-feira, 12 de junho de 2013

Se o Bielsa vier mesmo, Claudinei tem que ser o seu auxiliar

Muitas notícias circularam hoje na Internet falando que Bielsa virá ao Brasil ainda nesta semana para conhecer a estrutura do Santos Futebol Clube.
Na verdade, acredito que ele venha para confirmar que não está caindo em um conto do vigário e que o clube não é tudo isso que dizem. Para vir, é porque já acertou os valores com a diretoria santista e deve bater o martelo logo.

Sempre fui fã deste treinador e acho-o de extrema competência e visão de jogo. 
E vale lembrar que ele costuma fazer bons trabalhos com elencos bastante limitados. Para confirmar isso, basta ver o que ele conseguiu com o Atletic Bilbao com um elenco totalmente jovem e contando só com jogadores bascos! Não havia NENHUMA estrela consagrada na equipe quando ele assumiu.

O Santos tem que pensar grande e no futuro. Não acho que só trazer o Bielsa resolverá seus problemas. 
Já que o clube vai desembolsar uma boa quantia mensal para ter um treinador de ponta do futebol mundial, por que não explorar seu conhecimento da mesma forma que o Chile fez?
Jorge Sampaoli foi auxiliar do Bielsa na seleção chilena. Desta forma, ele pôde aprender como se arma um time, como se posiciona os jogadores em campo, como se faz os treinamentos, o que cobrar de cada um, o que fazer e como tentar mudar quando se encontrar em uma situação adversa nas partidas.
Não foi só o Sampaoli que se desenvolveu, mas o futebol chileno como um todo evoluiu e mudou sua forma de jogar futebol.

Por isso acho que o Santos deva colocar o Claudinei Oliveira como seu auxiliar técnico ou como um dos seus auxiliares para, depois que o contrato com ele acabar, efetivar o brasileiro como técnico do clube e que ele possa manter a filosofia de trabalho por um bom tempo. Não foi um trabalho similar a este que estou propondo que o Barcelona fez com o Guardiola, por exemplo? E qual foi o resultado alcançado pelo clube?

Se o clube santista conseguir unir o bom trabalho feito nas suas categorias da base com um conceito moderno de jogar no time profissional, não tenho dúvida que o clube vai permanecer no topo de todas as competições por muito tempo.

Hoje, vale mais ter um futebol coletivo forte do que ter só um craque resolvendo. O futebol evoluiu demais e não dá para ficar na mesmice.

Torço muito para a vinda do Marcelo Bielsa para não só melhorar o Santos, mas o futebol nacional como um todo.
Chegou o momento de se quebrar paradigmas, de se quebrar barreiras e de sair da mesmice e o Santos tem a oportunidade de desenvolver um trabalho de 1º mundo com um excelente profissional. Trazer o Bielsa é, sem dúvida nenhuma, um passo rumo à modernidade do futebol brasileiro e, se conseguir fazer o Claudinei Oliveira trabalhar junto com ele, será um passo rumo à continuidade de um trabalho vencedor.
Que venham novos conceitos e novas ideias! Estamos há anos carentes dessas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário