quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Claudinei em 3 jogos fez mais que o Muricy em 1 ano!

É inacreditável, mas é a realidade, Claudinei Oliveira conseguiu melhorar o time do Santos em 3 jogos coisa que o Muricy Ramalho, o técnico multicampeão, não conseguiu fazer em 1 ano.

Hoje, na vitória sobre o Atlético/MG, o Santos tocou mais a bola, correu mais, os jogadores arriscaram mais chutes a gol e a defesa se portou com mais firmeza.
Será que foi difícil mudar o posicionamento de alguns jogadores? Que conversa será que o Claudinei teve com o elenco que o Muricy não conseguia ter?

Notem como as coisas fluíram naturalmente no clube quando o Claudinei optou por retornar Arouca para a função de 1º volante, colocar o garoto Gustavo Henrique na zaga junto com Durval, colocar mais 2 garotos para correr no meio de campo e mandar o William José dar combate no time adversário desde o campo de ataque, ou seja, fez o time correr mais, se movimentar mais e dar mais combate na posse de bola adversária.

Quantos chutes a gol, com perigo, o Atlético deu no jogo?
Quantas chances a equipe mineira criou?

Não vou aqui dizer que o Santos mudou da água para o vinho e que virou favorito ao título, nada disso, mas é visível a evolução técnica e tática da equipe e tudo isso em pouco menos de 2 semanas!

O preparo físico do grupo não existe. No 2º tempo o time caiu demais de produção, mas mesmo assim, conseguiu trocar passes e fazer jogadas de aproximação.

Gostei bastante do Leandrinho e do Gustavo Henrique. O zagueiro Gustavo, aliás, fez uma excelente partida já que teve muita personalidade, antecipou várias bolas do adversário, foi bem nas bolas aéreas e mostrou boa mobilidade. Alguém aí ainda acredita que o time deva jogar com Edú Dracena e Durval? 
Ou um ou outro, ou melhor, nenhum! 
Por que não usar pelo menos 2 destes 3: Gustavo, Jubal e/ou Neto?

Ainda acho que as laterais do Santos são o ponto fraco do time. Não há um jogador de qualidade ofensiva ou defensiva no grupo e a equipe também precisa de atacantes com mais faro de gol.
Neílton vai bem, dribla, corre muito, mas seus chutes são muito fracos e ele tem dificuldade para botar a bola para dentro. O normal é ele errar!
William José é outro que falha demais na bola final. Quando é para cutucar para dentro ele se atrapalha, perde o domínio da bola, chuta torto.
Quando se está em um período de transição e instabilidade, é fundamental "achar" os gols para não passar sufoco ou tomar pressão indevida. O Santos ainda carece de alguém com mais pegada e mais tarimba no setor.

De toda forma, gostei do que vi e gostei do trabalho do Claudinei até agora. Acho que a diretoria, se não efetivá-lo, deve investir em seu desenvolvimento já que mostrou valor e potencial.

Foi uma vitória magra, mas conquistada com um futebol melhor do que o vinha jogando e dá sim para sonhar com algo melhor para o time no campeonato brasileiro.

A parada vai ser boa para melhorar o entrosamento do grupo dentro e fora de campo. Na verdade, o que o time mais precisa agora é de tempo para se reorganizar.

E o engraçado é que ainda teve gente que dizia que a base era fraca, certo?  Ou será que faltava treinador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário