quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vale a pena investir no zagueiro Lúcio?

O São Paulo fechou a contratação do zagueiro Lúcio pelos próximos 2 anos.
A questão é: vale a pena investir no jogador em final de carreira?

Se olharmos pelo lado técnico e tático, vale sim, já que ele poderá ajudar o treinador Ney Franco com relação a formação do sistema defensivo do time, orientar como os jogadores de defesa devem se posicionar nas diferentes situações de jogo e, claro, exercer uma liderança maior sobre os jogadores dentro de campo.
Vale lembrar que o jogador atuou em Copa do Mundo e jogou todas as grandes competições mundiais jogando por grandes clubes da Europa, como Internazionale e Bayern Munique, então, experiência e conhecimento tático é o que não falta a ele.

Agora, se formos olhar pelo lado físico, não acho que valha a pena já que o jogador vem em uma descendente na carreira onde teve uma última temporada, pela Internazionale, péssima e praticamente não atuou pelo seu último time, a Juventus (Itália), nesta temporada.
Então, neste quesito, como ele pode ser útil ao time?
Sinceramente, não vejo como.

A única coisa boa nisso tudo é que como o nível do futebol brasileiro e sulamericano em geral está muito baixo, ele poderá atuar bem em alguns jogos ainda, pode se sobressair e aparecer para a mídia.

De toda forma, o que tem que ser analisado não é o nome "Lúcio" apenas, mas sim, a relação custo-benefício de toda a transação. 
Digo, quanto o São Paulo terá de retorno em relação ao que será investido no jogador?

Se o que o São Paulo espera com esta contratação é mais títulos, então, ficará fácil de medir, assim como se for para parar de tomar gols bobos.
Agora, será que é só para rivalizar com os rivais e mostrar que o clube também pode contratar jogadores experientes e de renome internacional?
Não acredito nisso, mas dirigente de futebol tem cada ideia idiota que é melhor considerá-la.....

Enfim, o que o torcedor do clube espera do Lúcio? 

Mais força defensiva com mais títulos ou um orientador do sistema defensivo da equipe (que foi o ponto fraco do time em toda a temporada)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário