sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Muricy e Luxemburgo usam o mesmo discurso

As críticas, até certo ponto exageradas, do treinador Muricy Ramalho ao garoto Victor Andrade são muito parecidas, diria que semelhantes, às críticas que o Vanderlei Luxemburgo fazia do garoto Neymar.
Lembram-se?

Luxa vivia falando que o Neymar era um filé de borboleta, que não se podia queimar etapas, que ele ainda não estava pronto, que seu físico era franzino demais para aguentar o tranco dos zagueiros mais fortes e por aí vai. Isso ocorreu durante o ano de 2009.

Luxemburgo saiu do Santos, Dorival Júnior assumiu, apostou na base santista e Neymar explodiu.
O jovem foi decisivo em todos os jogos importantes da equipe e levantou 2 taças, a do Paulistão e a da Copa do Brasil. Detalhe, marcou gols, conseguiu pênaltis e faltas nas finais e foi o jogador de maior destaque da equipe na temporada.

Não é difícil notar que Luxemburgo estava errado. Tudo bem que suas críticas tinham fundamento (em parte), mas o medo que ele carrega de apostar em jovens jogadores não é de hoje, e sim, de toda a sua carreira.

O mesmo vale para o Muricy Ramalho. Para ele é mais fácil apostar em veteranos que na molecada.
Na realidade, ele não sabe trabalhar os novatos. Há alguns pontos que sempre precisam ser corrigidos nos jovens, como: chute, cruzamento, passe, marcação.

Muricy não quer saber de nada com a dureza, quer pegar jogador pronto que ele diz o seu objetivo e vai se sentar no banco de reservas até o apito final.

Acho que o treinador tem que criticar sim seus jogadores, tem que orientá-los, buscar mostrar a eles o que é certo, mas NÃO, NUNCA, JAMAIS em público.

O erro do Muricy é o de vir a público e esculachar o menino. Quer dizer que é um pecado ele ir visitar as instalações do Barcelona?
Ninguém pode sonhar em jogar na Europa e fazer dinheiro recebendo uma fortuna de salário?

Victor Andrade, segundo algumas informações, é um pouco marrento mesmo. Já ouvi comentários de que ele é metido e não dá muita bola para os outros jovens das categorias inferiores, portanto, em certos aspectos, o Muricy está certo. Mas, precisava fazer isso em público?
Isso não desvaloriza o patrimônio do clube?

Você acha que algum clube se arriscaria a pagar caro por um jogador problema? 
Na Europa jamais. Só aqui no Brasil, o país do dinheiro público fácil, que se paga os altos salários para Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Kléber, entre outros.

Acho que a diretoria do Santos tem que se posicionar no caso. O Victor não tem o mesmo amparo familiar que o Neymar. Não tem a mesma estrutura psicológica. Seus pais são mais facilmente influenciáveis e até já reclamaram via imprensa deste tratamento do treinador.

O Muricy está sendo covarde. Ele usa o seu prestígio junto a imprensa para dar uma lição de moral nos jogadores da base. Basta ver como ele dá bronca nos jogadores jovens quando erram e passa a mão na cabeça dos veteranos.

Quem assistiu ao último jogo contra o Palmeiras viu o tamanho da bronca que ele deu no jovem Alan Santos por este ter sido expulso. 
Poxa, por que ele não gritou assim com o Edu Dracena por fazer aquela falta idiota na semifinal contra o Corinthians que resultou no gol de empate e na eliminação santista em um jogo que estava dominado e tranquilo para a equipe?

2 pesos e 2 medidas. Isso não é nem nunca foi uma atitude legal.

Muricy precisa evoluir, reciclar. Seus conceitos táticos e de liderança estão ultrapassados, assim como estão os do Luxemburgo que mesmo assim, ainda conseguiu a classificação para a Libertadores com uma equipe com idade tão avançada quanto um time de masters.

Sabem o que está parecendo essa briga pública do treinador com o jovem garoto santista?

Que seu empresário pediu para fazer alguma retaliação ao garoto para desvalorizá-lo. 

Parece aqueles casos de rixa antiga que um fica bravinho com o outro e tenta diminuí-lo para lhe causar prejuízo.

Já pensaram que ele, Muricy, tem interesse em diminuir o valor de mercado do jogador para comprar uma parte e depois lucrar com isso?

É uma hipótese, não é mesmo?

Será que o Muricy é tão santo quanto pinta para todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário