segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A eterna e chata comparação continua. Quem é melhor, Pelé x Messi?

E as comparações não param.

A cada gol, a cada título conquistado pelo Barcelona, surgem especulações sobre quem é o melhor da história do futebol mundial, Pelé ou Messi?

Acho qualquer comparação nesse nível e nesse momento completamente sem sentido já que os tempos são outros e os adversários também. Pelé se aposentou há mais de 30 anos e está com mais de 70 de idade.

Os esquemas táticos evoluíram, hoje, não se dá mais tanto espaço na marcação, os times jogam com mais velocidade, os campos estão verdadeiros tapetes. Por outro lado, na época de Pelé, os campos pareciam pastos de tão mal cuidados, os uniformes não tinham a tecnologia atual, o preparo físico também não era tão fortemente trabalhado, a bola, as chuteiras, enfim, todos os aparatos dos jogadores de futebol eram infinitamente arcaicos.

Messi fez 86 gols em uma mesma temporada, recorde histórico. Legal, recorde tem que ser sempre enaltecido e exaltado mesmo.

A favor de Pelé temos que ele ganhou 3 copas do mundo e, há ainda quem duvide, conseguiu parar uma guerra!

Não tem lógica discutir comparações de jogadores de épocas diferentes. É uma discussão completamente sem sentido. Não dá.

Claro que para os torcedores rivais do Santos, os "antis", Messi vai ser o melhor, sem dúvida. Contra o Santos e contra Pelé vale tudo, até torcer para argentino!

Mas, cá entre nós, não é muito mais gostoso torcer para vê-los sempre em campo? Nem que seja contra seu próprio time?
Admirar os gênios da bola, os habilidosos, os craques mesmo, não deixa o esporte mais atrativo e mais interessante?
Seja Messi, seja Cristiano Ronaldo, Neymar, Pelé etc?

Ou será que o pessoal prefere aqueles carrinhos grotescos seguidos de comemorações com socos no ar mostrando garra? 
Será que o futebol ficaria tão gostoso de assistir se ainda tivéssemos jogos com Tonhão, Alexandre Rosa, Válber, Triguinho, Cocada etc?

Para encerrar a discussão, na minha opinião, Pelé foi o maior de todos e ponto final. As suas conquistas por clubes e seleção, o número de gols marcados, a idolatria, a genialidade e o carisma não têm a menor comparação.

E mais, Messi joga ao lado de Xavi e Iniesta! Não se esqueçam disso. Eles são responsáveis por pelo menos 50% dos gols do argentino. São eles que correm na marcação e que fazem a armação das jogadas. São eles que fazem o "trabalho sujo" para o Messi reinar, são eles que enfiam as bolas e o deixam na cara do gol.

Não desmereço as conquistas do argentino, mas repito, na minha opinião, Pelé foi e é melhor, apenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário