domingo, 16 de dezembro de 2012

Não adianta se enganar. O futebol brasileiro NÃO é melhor que o europeu

O fato do Corinthians ter ganho o Mundial de Clubes contra o Chelsea não torna o futebol brasileiro melhor que o europeu.

Qualquer um dos nossos times está a anos luz de distância do Barcelona, Real Madri, Manchester United e Borussia Dortmund, por exemplo.

Ganhar jogando numa retranca ferrada, jogando por uma bola salvadora e tendo o goleiro como destaque do jogo fazendo defesas incríveis cara a cara não torna ninguém melhor que os outros.

O Corinthians foi campeão, não tiro seu mérito, assim como o São Paulo e o Internacional também foram, para falar de um passado recente apenas, mas falta muita coisa ao nosso futebol, como mais conceito de jogo, mais tática, mais marcação e falta jogar como time grande, se impondo frente aos adversários e não com 11 enfiados atrás.


Muitos jornalistas esportivos estão questionando o futebol europeu.

Agora, vai virar moda elogiar o Corinthians e seu planejamento e detonar os europeus.

Muito cuidado com isso. Trata-se de uma ilusão.

O título conquistado é para ser comemorado, claro, mas também, para ser pensado já que houve muita coisa obscura por trás desse sucesso repentino.

Quem não questionou a enorme quantidade de pênaltis dadas a favor do time nas competições de 2010, 2011 e 2012?
E a enorme quantidade de gols mal anulados que favoreceram o time?
E ainda temos o estádio construído com dinheiro público, os patrocínios, os dinheiros sob ações suspeitas e por aí vai.

Vamos elogiar tudo isso também?

O clube se organizou melhor quando foi rebaixado à Série B, manteve o treinador em um período difícil (o da eliminação na pré-libertadores) e manteve a mesma base de jogadores há um bom tempo.

O futebol brasileiro é pobre culturalmente, tecnicamente e taticamente. 
Aqui, valorizamos mais o individual do que o coletivo. Basta dar um toquinho mais elaborado, um driblezinho mais bonitinho e pronto, o cara vira craque, dono do time e destaque de qualquer campeonato.

O Tite mudou a forma do time jogar, teve mérito. Hoje, a equipe corintiana marca mais, é mais aguerrida e joga mais coletivamente, mas ainda assim, acho o time velho e lento em alguns setores, como nas laterais e na zaga, por exemplo.

Portanto, antes de acharmos que o Brasil voltou a ser o melhor futebol do mundo (como pinta e borda a rede globo) e que os europeus são todos cinturas duras, é melhor deixarmos de ser patriotas e analisar melhor o contexto de uma maneira geral.

Nosso futebol ainda está atrasado, apesar das conquistas recentes.
Acho que ainda precisamos de mudanças e não dá para esperar muito tempo.
Ganhar jogando como time pequeno NÃO engrandece ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário