quarta-feira, 18 de julho de 2012

Muricy, cadê o DNA ofensivo do Santos?

Depois do que vi hoje, não consigo entender como algum dirigente de clube pode querer ter o Muricy Ramalho como treinador da sua equipe apostando que ele vá manter o time jogando de maneira ofensiva.


Não sou louco de falar que tem que atacar a todo momento, mas marcar no campo de ataque do adversário e sufocá-lo também é atacar. É difícil fazer isso ainda mais com uma equipe jovem?


Eu nunca vi em toda a minha vida um treinador tão medroso e tão cego durante os jogos como o Muricy, sério. Colocar 4 volantes no jogo contra um Botafogo que estava acuado em seu campo no 2º tempo foi dose para leão.
Como querer ser ofensivo e ganhar a partida se o treinador tira um atacante (Dimba) para colocar um volante (João Pedro) em campo?


Concordo com o conceito que um bom time é montado a partir da sua defesa. Esse pensamento está certo e o Santos tem se defendido bem, mas não dá para ir a campo com apenas 2 jogadores mais avançados. É fisicamente impossível que 2 atacantes ganhem de vários defensores. Ninguém chega no ataque, ninguém os ajuda.

O treinador de futebol fica na beira do campo para ver as diferentes situações de jogo, ver a movimentação do seu time e do adversário. Ele serve também para orientar seus jogadores para combaterem as coisas positivas do seu oponente. Mas, convenhamos, não vejo o Muricy fazer isso em momento algum dos jogos do Santos.


Não é possível que ele não veja que o Victor Andrade é muito melhor e muito mais útil que o Dimba que está voltando de 2 contusões que o afastaram por um bom tempo dos gramados.


Não é possível que ele não veja que falta mais um meia criativo ao time para ajudar o Felipe Anderson nas armações das jogadas. Sugestão, testar o Leandrinho.


E não é possível que ele não veja que o Felipe Anderson não é ponta, e sim, meia. Hoje, ele fez o absurdo de colocar o garoto como PONTA ESQUERDA. Como o moleque vai render alguma coisa assim?


Não dá mais para aceitar as desculpas esfarrapadas do Muricy. Ora ele fala que falta entrosamento, ora que a equipe é jovem, ora que está evoluindo.
Ele não fez planejamento da temporada? Ele não sabia que Neymar e Ganso seriam convocados para as Olimpíadas?
Então, por que não treinou os garotos junto com todo o elenco? Por que não mesclou os jogadores nos jogos no início do Paulistão, por exemplo?


Por que ele não usa os garotos da base adequadamente? Por que não confia neles? 


Leandrinho come a bola na sua categoria, Victor Andrade tem entrado bem nos jogos e o Geuvânio tem mais mobilidade e vontade que o Dimba. Poxa, vai esperar a equipe ficar na zona do rebaixamento para usá-los?


Eu sou contra quem fala que garoto pode ser queimado antes do tempo. Se os treinadores do passado pensassem assim, Pelé não teria sido campeão do mundo aos 17 anos com o Brasil e Edu não teria sido convocado para a seleção brasileira com 16 anos.


Treinador bom é aquele que treina a equipe, monta um sistema de jogo, entrosa os jogadores e CONSTRÓI um time competitivo e não aquele que só quer jogador pronto e experiente.


Cadê o lema "Aqui é trabalho"? Não vejo nada disso em campo e só um bando de jogadores perdidos com a bola nos pés.


Será que vai demorar muito para o Muricy achar um rato no vestiário do Santos e ir embora depois que ele desestruturou completamente a equipe? Do jeito que as coisas vão, não sei se ele dura até o final do ano na equipe.

Um comentário:

  1. Olá,Hélio,descobri seu blog no twitter.O que não me conformo é a torcida do Santos que está na baixada ou em São Paulo,não protestar como as outras torcidas fazem:Indo no CT,na sede do clube,enfim,TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE JÁÁÁÁ!!!
    O que estao esperando?O time ser rebaixado?Sermos motivo de deboche de gambás e de outros medíocres?Não consigo entender essa "estranha apatia" da diretoria.
    Estou muito triste e p*** da cara com tudo o que está acontecendo no nosso Santos.Temos que espalhar nas redes socias pros torcedores locais ou próximos da Vila protestarem,sei lá,queimar carteirinhas falsas de sócios,fazer uma fogueira em frente a Vila Belmiro e atirar nessa fogueira o nome do Laor(e olha que torci muito pela eleição dele),queimar bandeiras com o nome dele...Alguma coisa tem que ser feita,já que a segunda divisão está mais próxima do que nunca,pelo "não futebol" do medonho e horrível Burricy.
    Desculpe pelo exagero nas palavras,meu caro Hélio,mas temos que fazer alguma coisa,se não...

    Abraços daqui de Joinville

    Alexandre Peixoto.

    ResponderExcluir