sexta-feira, 6 de julho de 2012

A lista da Seleção Olímpica é bem fraquinha

A lista dos convocados para defender o Brasil nas Olimpíadas de Londres é bem fraca.


Não só pelos jogadores em si, mas pela estrutura tática do time.


O Mano optou por levar 3 zagueiros e só 2 volantes. Será que ele não sabe que existe suspensão por cartões e contusões durante o torneio?


Imagine se o Rômulo se machuca e o Sandro é suspenso por uma expulsão e o Brasil tem que pegar um Uruguai ou uma Espanha ou até uma Argentina na fase mata-mata, como vai ser armada a equipe sem um volante marcador?


E a zaga com Bruno Uvini e Juan (Internazionale)? Como pode o treinador optar por não levar um zagueiro que é titular no Chelsea e tem jogado os principais torneios mundiais e levar esses 2 cânceres?
Quero só ver se o Thiago Silva não puder jogar uma partida. Quem vai segurar a bronca lá trás? 
O Bruno Uvini com certeza não será já que é fraco, lento, não tem qualidade para sair jogando, enfim, é um zagueiro comum como outro qualquer que não tem absolutamente nada de especial, mas que deve ter um excelente empresário já que vai para as Olimpíadas....


Analisando o meio campo ofensivo, para mim, há outro erro na lista. Giuliano e Bernard, hoje, são melhores opções que Ganso. 
Primeiro, porque eles correm mais, ajudam mais o time, têm mais recursos, mais dribles e têm jogado bem (especialmente  o Bernard) enquanto o Ganso tem andado em campo, não ajuda na marcação, só sabe dar toquinho de enfeite para o lado e é ótimo de entrevista. Como ele fala bonito, não?


No ataque, não vejo necessidade alguma de levar o Hulk. Para que? Atacante igual a ele nos times sub-20 do Brasil tem aos montes.
Qual a diferença que ele pode fazer na competição? Ele tem o faro de gol de um Romário ou a explosão e a habilidade de um Ronaldo Fenômeno? 
Não, não é mesmo. Então por que gastar a cota dos jogadores acima de 23 anos com um jogador comum?


Sabem o que é pior?


É ver que mesmo se o Mano Menezes tivesse optado pelos jogadores que citei acima, a nossa seleção continuaria bem limitada. 
É duro vermos que nosso futebol caiu demais e, hoje, estamos recheados de jogadores sem nada de especial.

Alguém tem alguma sugestão de jogadores melhor que a do Mano (ou que a minha)? Qual? Alguém pode querer colocar o Wellington Nem ou qualquer outro nome que o agrade, mas repito, esses jogadores têm bagagem, experiência e capacidade técnica suficientes para resolver uma competição para o Brasil?



Infelizmente, a 11ª posição do ranking da FIFA é mentirosa já que era para estarmos na 30ª ou mais atrás ainda. Não temos futebol e nem jogadores para estar entre as 10 maiores forças do mundo. Isso é fato.


Claro que a forma de jogar poderia ser melhorada, mas não temos NENHUM jogador capaz de por a equipe nas costas e comandá-la rumo ao título. Só o Neymar, mas mesmo assim, com essa defesa desprotegida e ruim não tem como ele fazer milagres no ataque e na defesa.


Em resumo, vamos para a Olimpíada com uma seleção recheada de jogadores comuns, de convocações suspeitas e sem sentido e que mais parece que é para ser vitrine para venda futura que para ganhar o título da competição.
Por que não acompanhamos o desfecho das negociações dos jogadores após a Olimpíada para ver para onde vão ser negociados, os valores das transações e como serão feitos os negócios?


É só uma dica que pode ser útil no final.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário