segunda-feira, 30 de julho de 2012

Handebol feminino salva o dia do Brasil nas Olimpíadas

O Handebol feminino segue com fazendo bons jogos e vencendo seus adversários.


A partida de hoje, novamente, foi bem equilibrada e vencida pelas brasileiras por apenas 2 gols de frente.
Apesar do ataque estar funcionando bem, vejo alguns problemas na defesa brasileira.
Não dá para levar 5 gols tendo a jogadora adversária entrado livre e de frente à goleira. 


Tudo bem que a forma de se defender no handebol é diferente dos outros esportes coletivos já que, basicamente, faz-se uma parede à frente da sua área com as jogadoras de linha forçando a equipe adversária a rodar a bola e trabalhar a jogada. Mas a nossa defesa permitiu o corta-luz por diversas vezes fato que permitiu às jogadoras adversárias sempre ter pelo menos 1 livre para fazer o gol.
É preciso treinar melhor isso porque quando formos enfrentar as TOP´s do esporte mundial o jogo físico vai prevalecer sobre o técnico.
Na Europa, o jogo-"força" é muito utilizado e se o Brasil não souber como anular, vai perder.


Já o basquete e o vôlei vão sofrendo de alternâncias nos jogos. Hora jogam bem hora mal. Não tem como pensar em medalha jogando desta maneira.


O vôlei (que tem um time tecnicamente bom) atuou mal nos 2 primeiros sets ante as americanas e depois ficou complicado para reverter o placar. Achei a equipe concentrada e focada na partida apenas no 3º set e no final do 4º. Por diversas vezes foi facilmente bloqueada pelas americanas. Não há variação de ataque, não há ataque da linha dos 3 metros. Está faltando criatividade à equipe.


O basquete é fraco. Eu já disse aqui. Hoje, novamente, jogou mal o 4º quarto e perdeu para as russas. Não dá para esperar muita coisa dessa equipe. Se classificar para a próxima fase já estará de bom tamanho.
Não vejo como vencer as principais forças mundiais já que falta calma, falta técnica e falta liderança em quadra. 
No passado, a equipe tinha Hortência e Paula, depois Janeth, e agora? 
Não tem ninguém para absorver a pressão e chamar a responsabilidade nos momentos decisivos. Por várias vezes o time arremessou de 3 pontos tendo mais de 10 segundos de posse de bola e com a jogadora bem marcada. Para que?


Estou esperançoso com a equipe de handebol. Vou continuar na torcida elas. 
A garra e a vontade de cada jogadora chega a ser contagiante e a evolução técnica e tática é nitidamente percebida em quadra. Vamos ver aonde chega....

Nenhum comentário:

Postar um comentário