domingo, 22 de julho de 2012

Resumo da Rodada - Brasileirão 2012

O Atlético/MG tem sido o time a ser batido, até o momento, neste Brasileirão.
É a equipe que tem jogado o futebol mais objetivo, mais ofensivo, com muita velocidade e com direito a show do jovem Bernard. Goleou com propriedade o Sport, em Recife, tarefa que nunca é fácil.
Vale ressaltar que esse é o melhor início de uma equipe na história do Brasileirão. O Atlético bateu a marca do Corinthians por ter 1 gol a mais de saldo.
Só queria saber o que o Mano Menezes tem na cabeça para não levar o garoto Bernard para as Olimpíadas já que ele tem drible, habilidade, visão de jogo e bom chute a gol. Não são pré-requisitos suficientes para uma convocação para a seleção? Ou será que os que estão lá são melhores que ele? Será mesmo?
Mais uma vez, por teimosia de um treinador brasileiro, deixamos um ótimo jogador de fora de um grupo de uma competição importante.

O Vasco fez seu papel e venceu com muita facilidade a equipe do Santos. 
Mesmo com os desfalques do Diego Souza e do Fágner, ambos negociados para o exterior, a equipe se impôs, não deu chances ao time santista e venceu sem sofrimento.
O Santos aliás, sofre nas mãos de um treinador sem gabarito para montar equipes competitivas. Todas as suas boas campanhas foram decorrentes de times prontos por treinadores antecessores ao seu trabalho. 
Para piorar a situação, a base que poderia ser uma saída estratégica à equipe, é muito pouco aproveitada por ele.
Vai ser difícil o time não brigar para fugir da zona do rebaixamento este ano.


O Fluminense venceu a Ponte Preta fora e se manteve entre os líderes. 
Mesmo com mais essa vitória, não tenho gostado do futebol apresentado pelo tricolor carioca. A equipe é cuidadosa demais com a sua defesa. Por vários momentos dos jogos, a equipe se postada atrás e não sai para o jogo.
Sei lá, pode ser só impressão (ou momento), mas confesso que esperava mais desse time.


O Grêmio que vem se recuperando e melhor, jogando bem. Gostei da partida contra o Botafogo, no RJ.
Foi pressionado no 2º tempo, tudo bem, mas a equipe foi lúcida, soube tocar a bola e chegar no ataque. Elano e Zé Roberto fizeram bom jogo com muita movimentação e ajuda na marcação.
Como o Elano mudou de postura em campo no Grêmio! Alguém ainda tem dúvida de que ele (e toda a equipe santista) não se relacionou bem com o Muricy?
Já o Osvaldo de Oliveira aprontou das suas. Ele tirou o Andrezinho, que vinha jogando bem nos jogos anteriores, para a entrada do Seedorf.
Não contente com o erro, ele colocou o Seedorf para jogar mais adiantado. Oras, o Seedorf se destacou no futebol mundial atuando com um 2º ou 3º homem de meio de campo. Ele, na verdade, é um jogador para vir de trás e não para ficar adiantado municiando o ataque. Deu no que deu.
Quando eu falo que falta informação e conhecimento aos nossos treinadores, ainda tem gente que me critica....


E o São Paulo que voltou a vencer? O legal é que o Ney Franco parece que já identificou a falha da equipe, falha esta que eu venho falando desde o início do ano já que a equipe não marca no meio de campo.
É difícil ver isso? É difícil ver que Lucas e Jadson não marcam ninguém e que o Casemiro não é um marcador nato, ou seja, pouca gente dá combate no setor fazendo com que a zaga fique constantemente no mano a mano.
Eu citei esses jogadores, mas os demais que compõem o setor também não são tão marcadores assim, portanto, a equipe carece de mais pegada no meio para se ajustar.
De toda forma, o treinador vai dando corpo ao time e acho que deve melhorar mais nos próximos jogos.


E o Corinthians vai fazendo o campeonato que dele se espera (ou pelo menos que eu disse aqui que esperava). Vai ganhar uma, perder outra, empatar aqui, outra lá e por aí vai.
Cada dia que passa vai ter mais discussão sobre aumentos de salários, negociações, interesses e, claro, mundial de clubes. O mesmo que ocorreu com o Santos no ano passado vai se repetindo com o Corinthians.
Pena que falta mais concentração e ambição nos clubes brasileiros. Basta ganhar um campeonato de importância mundial para que todo mundo fique alucinado e empolgado.
Falta vontade de dominar tudo e vencer todos os campeonatos que disputa. Para mim, tem que tentar ganhar Regional, Nacional, Libertadores e Mundial. Não pode deixar a peteca cair, tem que ter ambição!
Infelizmente, nem todo mundo pensa assim. Vamos fazer o que, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário