domingo, 1 de julho de 2012

Espanha é Bicampeã da Eurocopa e dá show!

Foi um show, uma aula de futebol.


A Espanha mostrou ao mundo quem é que manda atualmente no futebol.


Os toques de bola, o controle do jogo, o sistema competente de marcação deram a tônica do jogo.


A Itália não jogou mal, foi a Espanha que não a deixou jogar. 


Quero abrir o espaço para um comentário que serve para refletirmos sobre as notícias que são veiculadas aqui. 


Na Espanha, os jornais e especialistas ficavam comentando sobre como a Espanha faria para anular o Pirlo no meio de campo italiano já que ele vinha jogando demais em toda a Eurocopa.


Aqui no Brasil, preza-se mais pelo sensacionalismo, pelo "jogo do século", pela rivalidade de por exemplo, Messi x Neymar ou de Pirlo x Xavi e pouco se fala sobre táticas e estratégias.
Só quando assisto a ESPN é que vejo algo parecido ao que estou cobrando e pode ser aí um dos fatores para a queda de produção e de qualidade do nosso futebol.


Enquanto lá fora se discute táticas, estratégias, posicionamentos, sistemas de treinamentos, aqui se discute quem é a estrela do momento.


Não é à toa que a Espanha vence tudo que disputa. 


A diferença do seu futebol frente aos demais é impressionante.
E ainda há quem fala que o futebol da Espanha é chato. Se for, não quero nem pensar em assistir aos demais......


O que critico dos treinadores aqui no Brasil é a disposição do sistema defensivo das equipes. 
Podem reparar, quando um técnico quer reforçar a marcação, ele simplesmente monta uma baita retranca, coloca uma linha de 4 mais 3 volantes, mais 2 meias mais recuados e só 1 atacante isolado na frente. Dá resultado? Sim, às vezes, mas não é o ideal.


Olhem como joga a Espanha, olhem a movimentação dos jogadores, o toque de bola e o melhor de tudo, como eles dão combate.


Os jogadores vão para a dividida querendo roubar a bola e não fazer faltas. As divididas são fortes e na bola!
Os espanhois não deixam o adversário dominar e pensar. Eles estão em cima, o adversário pega a bola e já tem que se livrar dela porque tem um espanhol em cima dele fungando em seu cangote. E detalhe, tudo isso é feito no campo de ataque. Eles não ficam enfiados lá trás na defesa.
Para comprovar isso, basta ver o 3º gol do jogo. Onde estava o Xavi quando roubou a bola e fez o lançamento para o Fernando Torres?


Eu estava ficando receoso de estarmos vendo o fim do futebol "arte", do futebol bem jogado. 
Agradeço a Deus pela Espanha ter vencido esta Eurocopa. 


Ainda há luz no fim do túnel e vou além, está na hora de acabarmos com treinadores que não entendem nada de conceitos do jogo. Temos que investir e cobrar melhorias em quem busca estratégias, quem busca mudar a forma de jogar durante as partidas e não ficam aguardando o intervalo para tomar providências.
Isso se chama evolução e estamos bem longe disso. Estamos parados no tempo.


Parabéns à Espanha por mais esse show e por mais esse Título!
Que seu futebol siga revolucionando conceitos por muito tempo. Será que o Mano Menezes assistiu a esse jogo? Ou ficou vendo o bom e velho Brasileirão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário