sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Feitos esporádicos. Até quando vamos viver disso?

Quem acompanhou o mundial de basquete feminino viu um time ridículo do Brasil. Ganhou da "fortíssima" equipe do Japão (com prorrogação e nos segundos finais) e da "tradicional" seleção de Mali.

Perdeu de lavada e com facilidade para Rússia e Espanha e não fez frente à seleção da República Tcheca.
Confesso que esperava mais da Iziane e do time. Depois daquele papelão contra o Paulo Bassul...... Lembram-se? A iziane se recusou a ficar no banco ao ser substituída. Pergunto: Quem é essa tal de Iziane? só porque joga na WNBA acha que é a dona do mundo? O que ela fez neste mundial? Qual jogo decidiu?

Para ser uma Hortência, uma Paula, uma Janeth tem que comer muito arroz e feijão ainda.

Aí vai mais uma pergunta. Por quantos anos elas jogaram na seleção? Qual foi o desenvolvimento deste esporte no pais? Qual o trabalho que foi feito?
E no tênis? Por quanto tempo Guga figurou entre os 10 melhores do mundo? Que trabalho foi feito para o desenvolvimento deste esporte?
No passado, tínhamos Ricardo Prado (Natação), depois de uns 10 anos, apareceram Gustavo Borges e Xuxa. Depois de mais uns 5 anos, aparece o César Cielo...... Pergunto de novo? Por que estes espaçamentos de tempo? e olha que o Césão treina nos EUA com um técnico australiano. Não tem nenhum apoio ou mérito da confederação brasileira de esportes.

Nós sediaremos uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Vamos ficar à base do futebol nestes jogos? Vôlei, vôlei de praia? Só ganhamos nisto......
Cadê as clínicas especializadas com os melhores centros do mundo? Por que ao invés de gastarmos bilhões na construção de elefantes brancos não investimos na formação de treinadores brasileiros fora do país? Por exemplo, por que não pagamos para alguns treinadores de basquete irem estudar com os treinadores da NBA alguns conceitos do esporte e técnicas de treinamneto? o mesmo vale para a natação, rugbi, beisebol, atletismo, tiro, boxe, etc... Dá para melhorar em muita coisa o esporte nacional como um todo e não só no futebol.

Quantsas escolas no Brasil têm quadras ou acessos ao esporte para seus alunos? segundo pesquisa levantada recentemente, só 30% das escolas brasileiras.....Não é pouco? Isto não seria um trabalho social? Não seria desenvolvimento humano?

Por enquanto, vamos vivendo e rezando para surgir um Guga, um Cesar Cielo, uma Hortência para comemorarmos algo. É triste.

Deixe seu comentário a respeito.

Um comentário:

  1. O que acontece no futebol é muito parecido com o que acontece na politica Os dirigentes, assim como os politicos se apropriam da estrutura social ou societaria, fazem do clube seu negocio, licitos e ilicitos. A minha perplexidade é a falta de atitude dos associados, assim como a dos cidadãos que não fazem absolutamente nada para mudar ou protestar contra tais desmandos. Istopode parecer a consequencia de um analfabetismo politico funcional.

    ResponderExcluir