sábado, 9 de outubro de 2010

Título Manchado no Vôlei? Se disserem isto, será pura hipocrisia

Muitos jornalistas e torcedores do voleibol falaram que se o Brasil ganhar o título mundial neste final de semana, ele será manchado por causa da derrota contra a Bulgária na fase de classificação.

Acho isto pura hipocrisia. Alguém diz que a seleção da Alemanha de 1974 foi campeã sem merecer? Ninguém se lembra de que eles entregaram o jogo para a Alemanha Oriental para cair em um grupo mais fraco e evitar o confronto contra Brasil e Argentina....... Quando eles ganharam o título, houve uma comemoração gigantesca e todos, sem exceção, falaram que o time era tão bom quanto o da Holanda.

Agora eu pergunto: Por que com o Brasil no vôlei a história será diferente?

Vejam, o regulamento do campeonato permite este tipo de estratégia. Eu chamo isto de estratégia. Se você tem competência para pontuar e escolher quais adversários enfrentar nas fases eliminatórias, é porque você teve competência para isto e teve estratégia.
Quem fala que para ser campeão não pode se escolher adversário, ou é BURRO ou é HIPÓCRITA. Por que enfrentar um time mais forte, se você pode enfrentar um mais fraco?
Na vida real não fazemos exatamente isto? Quando temos a opção de escolha, não escolhemos sempre o que for MAIS VANTAJOSO para nós? E se o Brasil achou que se perdesse o jogo para a Bulgária e caísse em uma chave com República Tcheca e Alemanha fosse mais vantajoso que cair em uma chave com Cuba, por exemplo? Não pode? Ele infringiu algum regulamento?
No regulamento fala algo que para ser campeão tem que ganhar todos os jogos? Se perder um jogo sequer não pode ser declarado campeão?

É a hora de acabarmos com essa hipocrisia ou, como falei acima, com esta burrice. O Brasil, se vencer amanhã o jogo contra Cuba, será campeão com méritos. Enfrentou a Itália na semifinal e massacrou-os em sua própria casa. Temos que parar com estes sensacionalismos idiotas que não levam nada a lugar nenhum.

Deixe seu comentário a respeito.

Um comentário:

  1. Helinho, concordo em gênero, número e grau. Só acrescento uma última coisa a tudo o que você disse. Eles são PROFISSIONAIS. A imprensa esportiva precisa parar com essa coisa ridícula de que "o importante é competir". Profissionais treinam para ganhar títulos, não para estarem lá simplesmente.

    Ou posso estar querendo demais da imprensa esportiva. Afinal de contas, precisamos de uma imprensa profissional para debater competições profissionais. E é tanto nego amador nesse meio...

    ResponderExcluir