domingo, 31 de outubro de 2010

Análise 32ª Rodada - Série A

Terminada mais uma rodada e o Corinthians se afastou da liderança do campeonato. O empate com o Flamengo foi muito ruim, hava vista que os seus 2 concorrentes diretos ao título, Cruzeiro e Fluminense, venceram seus jogos. A diferença agora para eles é de 3 pontos.
O Corinthians tem um problema muito grave que ainda não conseguiu resolver, tem uma enorme dificuldade para vencer fora de casa. Ganhou apenas 3 jogos fora. O Cruzeiro (o melhor dentre eles) venceu 7. Para ser campeão, tem que ter mais equilíbrio e ganhar pontos fora também. Time caseiro dificilmente ganha campeonato de pontos corridos. Este sistema é bem diferente do mata-mata. Detalhe: Dos 54 pontos conquistados pelo time, 16 pontos foram conquistados fora, ou seja, só 29% dos pontos foram conquistados fora. Cruzeiro ganhou 25 dos 57 pontos fora ou 43% do total. Fluminense ganhou 23 dos 57 ou 40% do total ganho fora. Outro ponto importante, o Botafogo (quarto colocado) ganhou 23 dos 51 pontos fora de casa ou 45% do total. É uma diferença bem sensível.
Na realidade, o mais justo seria que Cruzeiro ou Fluminense ganhe o campeonato já que o Corinthians além de não vencer fora de casa, teve muitos favorecimentos de arbitragem. Querem ver?
Corinthians x Fluminense, Corinthians x Atlético/PR e Corinthians x Botafogo (todos no pacaembú). Todos estes jogos tiveram influência do juiz no resultado. Ah, não se esqueçam de Santos x Corinthians (Vila Belmiro) onde o gol da vitória do Corinthians foi nitidamente irregular. Ou seja, foram pelo menos 9 pontos em benefício do Corinthians. Muitos corinthianos vão me falar, "E o jogo contra o Guarani em Campinas?". OK. Concordo. Tire 3 pontos de 9, o Corinthians tem 6 pontos irregulares. Os outros 2 times (Cruzeiro e Fluminense) não tiveram tantos benefícios assim a seu favor. Na verdade, foram mais prejudicados que ajudados. Por isto acho que o título seria mais honesto e estaria em melhor mãos nas de um dos 2.

Internacional e Santos se afundaram e praticamente não têm mais chances de título. Empataram no Beira Rio e estacionaram nos 49 pontos. Estão muito distantes dos líderes e só devem cumprir tabela até o final do Brasileirão. Na verdade, o Internacional foi bastante ajudado neste jogo. O Santos teve um gol legítimo não marcado e um pênalti em Neymar também não assinalado. Na realidade, este prejuízo não teria peso para o Santos. Quem perde em casa para o lanterna da competição após estar vencendo por 2 x 0 não merece ser campeão. Por isso mesmo, não tem o que reclamar. Falta comando acima do técnico no time. Ao Inter cabe treinar para o Mundial. Deixar o time em forma e ir para cima da Inter de Milão que não está em tão bom momento quanto no primeiro semestre.

Dos que lutam para brigar pela Libertadores, o Botafogo deu um importante salto na tabela com a ótima vitória sobre o Atlético/MG em Minas. Está a 3 pontos do Corinthians e em 4º lugar. Pode incomodar o timão nesta reta final. Agora, além de poder perder o título, o Corinthians corre o risco de ficar fora da Libertadores no ano que vem. Coisa que seria péssima para seu ano de centenário. Os próximos 2 jogos do Botafogo definirão suas reais condições no campeonato. Enfrenta Atlético/GO em casa e Avaí fora. 2 times que lutam para fugir da zona do rebaixamento. As partidas devem ser duras e difíceis. Se vencer os 2 jogos, dá até para pensar em título do campeonato.

Com relação aos times que brigam para fugir da zona do rebaixamento, o Vitória goleou o Vasco em casa e deu uma bela respirada. Chegou aos 37 pontos e está 3 pontos na frente do Atlético/MG (primeiro time na zona do rebaixamento). O Atlético aliás, se deu muito mal nesta rodada. Perdeu em casa e deixou o Guarani respirar fora da zona mesmo com a derrota para o Avaí na Ressacada. O Avaí deve crescer de produção nas mãos do Vágner Benazzi. O problema é saber se isto será suficiente para o time escapar do descenso. O Avaí está 2 pontos atrás do Guarani e 3 do Atlético/GO. Ainda dá para sonhar com a escapada.
Quem se deu muito mal na rodada foi o Goiás. Perdeu para o Palmeiras e estacionou nos 31 pontos. Cada dia que passa fica mais difícil para a equipe sair da zona do rebaixamento e para complicar ainda mais sua situação, dos 3 próximos jogos da equipe, 2 são muito difíceis de pontuar. Joga nesta ordem, contra Grêmio em casa, Grêmio/SP fora e Fluminense fora. Dá para apostar que o time será mais um rebaixado. O Grêmio/SP para mim, já é um dos rebaixados deste campeonato.

Deixe seu comentário a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário