sábado, 2 de outubro de 2010

Análise 27ª rodada (Série A)

Hoje, tivemos o complemento da 27ª rodada do Brasileirão com alguns resultados para lá de inesperados.
Querem ver?
Nem o mais otimista torcedor do Ceará imaginava uma partida como a que sua equipe jogou hoje no Pacaembú. O time foi muito bem, abriu 2 x0 e perdeu um gol feito quando a partida estava 2 x 1 com o Corinthians dominado. O Corinthians tinha mais posse de bola, mas sem criatividade nenhuma. Não oferecia perigo ao gol cearense. O empate acabou sendo até que injusto. E o Corinthians teve sorte pelo empate do líder Fluminense.
Este foi outro resultado injusto. Já dizia o ditado: A bola pune!!! E como puniu o Fluminense. O time perdeu gol atrás de gol, atacou desde o início do jogo e, no final, tomou o gol de empate do Grêmio/SP. Perdeu grande chance de abrir 5 potnos de frente sobre o vice-líder e respirar mais aliviado no campeonato. O time fugiu dos padrões do Muricy. Marcou firme, é verdade, mas atacou muito, pressionou, seus laterais avançavam constantemente e ajudavam nas jogadas de linha de fundo. O problema todo foi o erro excessivo de finalização do Rodriguinho que só ele perdeu 2 gols imperdíveis.

Santos x Palmeiras foi um jogo muito fraco tecnicamente e muito chato de se assistir. O Palmeiras com seus 4 volantes no meio e pouco avanço dos laterais congestionaram o jogo que ficou extremamente amarrado. Na verdade, Felipão arma o time para não perder. Defende-se bem e Valdívia e Kléber que se virem na frente para fazer os gols. Ou, se pintar uma chance de bola parada, o Marcos Assunção descola um golzinho. Para quem ficou cerca de 7 anos na Europa, não é um pouco medíocre este conceito? e não estamos falando de um time qualquer não. Trata-se de um Palmeiras que tem Marcos, Valdívia, Lincoln, Kléber, Marcos Assunção, Tinga, etc.. Dava para esperar coisa melhor disso aí.
O Santos continua com vários problemas defensivos e seu ataque não funciona direito. O Marcel é muito lento e grosso. Perde várias bolas infantis. Ele é mais trombador que fazedor de gols. O Zé Eduardo é limitado e o Alan Patrick chuta fraco igual TRACK. Só faz gol (como fez) se a bola desviar do goleiro. Normalmente, seus chutes são defensáveis. Ah, tem o Marquinhos. Bem, para falar desse aí é melhor ficar quieto. O Santos foi mais voluntarioso, procurou mais o ataque e tentou vencer, mas perdeu as poucas chances que teve e o empate foi justo.

O Grêmio vai subindo e se estabilizando. As oscilações em campo pararam e o time vai subindo de produção. O Renato de vez em quando acerta uns trabalhos interessantes. Lembram-se do Fluminense de 2002 que perdeu na semifinal para o Corinthians? Ele era o treinador. Ele recuperou o time que está confiante e com moral. Ataca bem, é rápido e toca muito bem a bola no meio de campo. Sua marcação está mais firme e o time não deixa o adversário jogar. Belo trabalho, mas a reação foi muito tardia. Não sei se terá fôlego para brigar pela Libertadores.

Cruzeiro x Atlético/PR foi um jogo de ataque contra defesa. O Cruzeiro jogou muita bola, cabeceou, chutou, cruzou, tentou de tudo..... O problema era o ótimo goleiro Neto (convocado para a seleção) que fechou o gol e garantiu o empate para os paranaenses. O Atlético jogou claramente no contra-ataque, assustou em alguns lances e teve uma bola no travessão. Mas nos 90 minutos, quem dominou e mereceu a vitória foi o Cruzeiro. O empate foi injusto.

Botafogo x Flamengo foi mais um empate do fogão que acho que pode dar adeus à libertadores. O time oscila demais. Ficou com 1 a menos no segundo tempo, mas não conseguiu segurar o fraco time do Flamengo. Depois da partida no Pacaembú contra o Corinthians, confesso que esperava melhor sorte do time. Eles perdem pontos que não poderiam e no momento mais errado.... Está difícil sua situação no campeonato a partir de agora.

O Internacional venceu sem fazer muita força o fraco Guarani. Vitória normal e merecida. O bugre não produziu nada, não criou, não ameaçou..... Enfim, tentou se segurar lá trás e, para variar, sua defesa falhou feio nos lances capitais. Vale lembrar que o Inter tem um jogo a menos que o líder o que pode deixar a diferença em apenas 5 pontos. Se vencer o Santos na Vila, dá para pensar em título ainda.

Sabe aquele jogo que você ataca, massacra e não vence?? Pois é, esse foi o jogo do Avaí x São Paulo. O Avaí encurralou o São Paulo, chutou de tudo que é jeito, mas as finalizações foram bem erradas. Para variar, Richarlysson foi expulso e prejudicou o São Paulo na maior parte do jogo. Até hoje eu me pergunto o que será que ele tem de especial para ser titular deste time. Ele não marca bem, fica sempre fora da posição, faz faltas TOTALMENTE desnecessárias e ainda leva uns cartões totalmente idiotas. Sempre prejudica o time. Sorte dos adversário quando ele está em campo. Será que os times não fazem uma vaquinha e bancam o salário dele para o tricolor? Assim, a sua escalação é garantida em contrapartida... Só pode ser isso!! O empate foi injusto.

O Atlético/MG venceu uma!!! Será que o problema era o Luxemburgo? Olha que eu avisei que eles iriam melhorar e que, pelo que eu tinha visto do jogo contra o Grêmio, eles não seriam rebaixados não. Ganharam com um gol no último segundo do jogo. De virada! O Atlético/GO perdeu a grande chance de dar adeus à zona do rebaixamento. Tinha a partida nas mãos e bobeou, tomou o gol de empate e deixou virar. Agora, a situação complicou. Vai fazer uns jogos chaves fora de casa. E o Atlético pega o Corinthians em minas para tentar ficar na beira da saída desta zona. Pelo que o timão vem jogando e com os desfalques que terá(Dentinho, Ronaldo, Elias, Chicão, William, Jorge Henrique ainda é dúvida) pode se complicar feio na briga pelo título e uma vitória do galo já não seria nenhuma surpresa..... É muita gente importante fora do time.

Resumindo tudo, está acontecendo exatamente o que previ neste blog. O campeonato está interessante para 3 times que brigam pelo título (Fluminense, Corinthians e Cruzeiro). Inter pode ser que chegue também.
E, para 7 times que brigarão para fugir da zona do rebaixamento (Vitória, Flamengo, Avaí, Atlético/GO, Atlético/MG, Goiás e Grêmio/SP). O resto vai ficar cozinhando o galo (sem trocadilhos) esperando o campeonato acabar e começar a pensar no ano que vem. Perde-se o interesse, perde-se renda, perde-se possíveis patrocinadores pontuais por conta deste regulamento de pontos corridos.
Para se ter uma idéia, se se classificassem 8 para a fase de mata-mata, estariam na briga pela classificação e pelo título: Fluminense, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Atlético/PR, Botafogo, Santos, Grêmio, Palmeiras, Vasco, São Paulo e Guarani). 12 times jogando a vida daqui para frente e com chances reais de serem campeões. Porque o Guarani está a apenas 6 pontos do 8º colocado faltando mais de 10 rodadas para o fim. Ou seja, todo jogo seria uma decisão e o campeonato ganharia ainda mais emoção. Pena que os dirigentes não pensam assim. Vamos indo......

Deixe seu comentário a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário