sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Convocação da Seleção Brasileira. Ronaldinho Gaúcho de volta.

O técnico Mano Menezes fez a convocação da Seleção Brasileira para o jogo contra a Argentina.
Do meu ponto vista, a convocação foi boa. Ele manteve a coerência e a base das convocações passadas.

De novidade mesmo as convocações de Jucilei e Elias (Corinthians). ele chamou o Jucilei para o primeiro amistoso. Depois, o deixou de fora? Desta vez, manteve a coerência e acertou.
Muitos devem estar se perguntando: Cadê o Hernanes? Pois é, eu particularmente, concordo com sua não convocação.
Ele está jogando como terceiro homem de meio de campo na Lazio. Não é a função de volante. Como terceiro homem, temos muitos jogadores melhores que ele (até o Elias quando joga nesta função no Corinthians é melhor que ele). E como volante, Lucas, Ramires e Elias também são. Concordo com o Mano com sua não convocação.
Já Ronaldinho Gaúcho foi convocado. Esta não acho que foi boa não. Antes da CBF anunciar seu treinador, eu assisti ao Bate-Bola do Sportv com o Ricardo Teixeira, e ele mencionou que queria uma renovação total na seleção brasileira. Que o novo técnico teria que trabalhar com jogadores que estarão em plena forma na Copa de 2014.
Falou também que não se importaria com os resultados de alguns jogos. Queria ver um trabalho de longo prazo e que este trabalho não seria avaliado por resultados baseados em uma ou duas partidas.
Aí eu pergunto: Esta convocação do Ronaldinho Gaúcho não seria medo de enfrentar a Argentina com um time mais inexperiente? 
Será que ele conseguirá manter um bom nível até 2014? Ele ainda precisa ser testado?
Não seria melhor testar outros jogadores em seu lugar para avaliar quais realmente têm condições de suportar a pressão de ganhar uma Copa do Mundo?
Resumindo, achei sua convocação desnecessária. Por que não convocar o garoto Giuliano (Internacional/RS)?
Seria um bom teste para avaliarmos se Philipe Coutinho e Giuliano têm tarimba para jogar uma copa. Jogar contra a Argentina significa jogar com raça, enfrentar catimba e suportar pressão física e psicológica.
Nesta convocação, acho que o Mano errou.

Outra convocação que não vejo muito sentido é a do atacante André (ex-Santos). Mesmo quando o Santos dava show (no primeiro semestre) eu achava que não era por sua causa. Qualquer um faria aquela quantidade de gols. Sobrava muita bola para ele. Jogar com Neymar, Ganso, Robinho e Wesley enfiando bola é fácil...... Não é mérito dele. Entendem o que estou dizendo? Qualquer jogador mediano com bom posicionamento faria vários gols também. Não o considero excepcional, diferenciado para ser de seleção.

De resto, tudo certo. Agora, vamos ver o resultado do jogo.

Segue abaixo a convocação completa. Deixe seu comentário.

Goleiros: Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo), Neto (Atlético-PR);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe), Adriano (Barcelona);

Zagueiros: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Alex (Chelsea), Réver (Atlético-MG);

Meio-campistas: Lucas (Liverpool), Jucilei (Corinthians), Sandro (Tottenham), Elias (Corinthians), Ramires (Chelsea), Douglas (Grêmio), Philippe Coutinho (Internazionale), Ronaldinho (Milan);

Atacantes: Robinho (Milan), Neymar (Santos), Pato (Milan) e André (Dynamo Kiev).

Nenhum comentário:

Postar um comentário